Mais Lidas

Polícia investiga conversas de militar com jovem que planejava ataques

Homem se identificou como militar do Exército no aplicativo de mensagens Whatsapp e conversava com adolescente apreendido suspeito de planejar ataques em Niterói

Policiais foram à agência assaltada, que fica num centro empresarial na Praia de Botafogo
Policiais foram à agência assaltada, que fica num centro empresarial na Praia de Botafogo -

'Eu não tenho sentimentos'. Essa é uma das frases ditas por um homem que se identificou como militar do Exército em conversas de aplicativo (WhatsApp) com o jovem de 17 anos apreendido dia 20, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). O menor é suspeito de planejar, com a ajuda do militar, ataque a um colégio e um shopping da cidade. No bate-papo, eles falam de armas e explosivos.

"Eu entendo de armas e sei atirar melhor que ninguém. Ainda entendo de explosivos. Eu quero um motivo para te entender. E talvez ir junto", diz o homem, que completa: "Sou o melhor atirador da turma de 2015... Exército. Alvos móveis". "Eu tenho que arrumar explosivos", afirma o adolescente.

A conversa original não estava registrada no telefone. "Estavam apenas os prints. Ele pode ter apagado a conversa de propósito para não deixar pistas", disse o delegado titular da especializada, Robinson Gomes Pereira, que apura se o homem é mesmo militar ou ex-militar e de quando são as conversas.

Em outro trecho, ambos falam em atacar um shopping da cidade, quando o jovem sugere outro centro comercial. "Seria mais impactante. Local muito frequentado", diz o homem. O adolescente argumenta: "Tem muita segurança. Eles iriam sacar as bombas rápido". O homem rebate: "Não se entrar às 19h. Na troca de turno". "E as câmeras?", questiona o jovem. "A gente vai morrer. Fazer tudo correndo", responde o homem.

O adolescente está internado no Centro de Socioeducação Dom Bosco, unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) na Ilha do Governador.

Outro alvo do plano era um colégio estadual. Na casa do adolescente, a polícia também apreendeu um facão e um canivete, além de uma máscara dos personagens do seriado La Casa de Papel.

Policiais foram à agência assaltada, que fica num centro empresarial na Praia de Botafogo Alexandre Brum
01/04/2019 - Bandidos armados assaltaram agencia bancaria do Itau Personnalite, no inicio da tarde de hoje, no Edifício Argentina, em Botafogo, Zona Sul do Rio. De acordo com informacoes, oito homens armados entraram no banco e anunciaram o assalto, levando dinheiro e fugiram em seguida. O caso foi registrado pela Delegacia de Roubos e Furtos. Na imagem, policiais deixam a agencia apos a pericia. Foto de Alexandre Brum / Agencia O Dia Alexandre Brum / Agencia O Dia
01/04/2019 - Bandidos armados assaltaram agencia bancaria do Itau Personnalite, no inicio da tarde de hoje, no Edifício Argentina, em Botafogo, Zona Sul do Rio. De acordo com informacoes, oito homens armados entraram no banco e anunciaram o assalto, levando dinheiro e fugiram em seguida. O caso foi registrado pela Delegacia de Roubos e Furtos. Na imagem, clientes buscam informacoes no local .Foto de Alexandre Brum / Agencia O Dia Alexandre Brum / Agencia O Dia
Caso aconteceu em prédio da Praia de Botafogo Reprodução / Google Street View