Mais Lidas

Polícia prende homem forte do bando de Ecko

Ele é apontado como responsável pelas finanças da quadrilha

Rafael Manchinha cuidava do dinheiro da quadrilha de milicianos
Rafael Manchinha cuidava do dinheiro da quadrilha de milicianos -

Agentes da 48ª DP (Seropédica) prenderam, ontem de manhã, Rafael Luis Lopes de Oliveira, conhecido como Rafael Manchinha. Ele é apontado como o responsável pelas finanças da quadrilha de Wellington da Silva Braga, o Ecko, que comanda grupo de milicianos que atua em comunidades da Zona Oeste do Rio e em municípios da Baixada Fluminense. Contra o acusado, havia mandado de prisão.

De acordo com a Polícia Civil, após operações contra a quadrilha em Seropédica, o miliciano passou a ser um dos líderes e cuidar do dinheiro sujo. Ele gerenciava o pagamento de taxas de segurança e de extorsões a comerciantes do município.

Rafael Manchinha também é investigado com outros comparsas pelo sequestro de um jovem em Seropédica, em fevereiro. O criminoso ainda provocou a morte de um rapaz em um acidente de carro. Temendo ser agredido ou morto pelo miliciano após uma colisão, o rapaz fugiu, foi perseguido e morreu.

As investigações apontam que Rafael Manchinha tinha como uma de suas principais marcas as agressões violentas a quem o desagradasse ou enfrentasse em locais públicos. Algumas das agressões foram contra jovens em Saquarema, na Região dos Lagos, onde comanda um grupo de milicianos.

Ainda segundo a polícia, os milicianos comandados por Rafael, sob ordens de Ecko, travaram guerra recentemente com traficantes e tomaram a comunidade de Antares, em Santa Cruz, onde, além de cobranças por serviços ilegais de sinal de TV a cabo e comércio de botijões de gás e água, também traficam drogas.

Rafael Manchinha cuidava do dinheiro da quadrilha de milicianos Divulgação / Polícia Civil
O miliciano foi preso pela 48ª DP Divulgação / Polícia Civil