Mais Lidas

Militares soltos

STM liberta acusados de fuzilar carro de músico

Carro do músico Evaldo Rosa foi alvejado por mais de 80 tiros
Carro do músico Evaldo Rosa foi alvejado por mais de 80 tiros -

Os ministros do Superior Tribunal Militar (STM) decidiram libertar nove dos 12 militares acusados de participar da morte do músico Evaldo Rosa e do catador Luciano Macedo, mês passado, em Guadalupe, Zona Norte do Rio, quando o carro do artista foi atingido por 62 disparos. Outros três já aguardavam o julgamento em liberdade.

Dos 14 magistrados, apenas a ministra Maria Elizabeth foi a favor de manter a prisão. Segundo ela, a condição social e a região do incidente foram determinantes para que os militares atirassem.

"Eles não saíram prontos a praticar essas mortes. Não houve dolo, mas há culpa. Duvido que isso aconteceria com um morador de Ipanema, vestindo Hugo Boss", afirmou a ministra. Ela afirmou que a "desproporção de forças era patente" e lembrou não terem sido encontrados vestígios de disparos na viatura militar ou em seu entorno.

"Essas famílias já foram vítimas da ação do Estado. Mais uma vez a Justiça toma uma decisão que vai deixá-los ainda mais desprotegidos", disse Andre Perecmanis, advogado das famílias das vítimas. Segundo o advogado, a viúva de Evaldo, Luciana Nogueira, ficou muito abalada com a decisão.

Para o filho de criação do músico, o sentimento é de impotência. "Dá uma revolta muito grande. A justiça só serve para eles", disse Daniel, 26 anos.

O julgamento do habeas corpus foi retomado ontem, em Brasília, após o ministro José Barroso Filho pedir vista do processo. Em seu voto, Barroso decidiu pela manutenção da prisão do tenente Ítalo Romualdo, que comandava a tropa, mas votou pela prisão domiciliar dos demais acusados por entender que o oficial poderia coagir os outros réus.

Dos 12 militares processados, três não tiveram relação direta com as mortes e não foram presos preventivamente: dois motoristas e um que não disparou nenhuma vez na ação.

Carro do músico Evaldo Rosa foi alvejado por mais de 80 tiros reprodução
Carro em que Evaldo estava foi alvo de cerca de 80 tiros Reprodução / Internet