Mais Lidas

Moradores do Complexo da Maré denunciam que tiveram casas arrombadas e foram roubados por PMs

Policiais teriam entrado à força nas residências durante operação realizada nesta segunda-feira

PM durante a operação na Maré
PM durante a operação na Maré -
Moradores do Complexo da Maré denunciam que foram vítimas de abuso de poder por PMs que realizaram uma operação policial na comunidade da Zona Norte do Rio nesta segunda-feira. Eles avisam que tiveram suas casas invadidas. Alguns, inclusive, chegam a dizer que foram roubados.
"A casa da vizinha estava só com o cadeado. Eles arrombaram o cadeado e entraram. Como não encontraram nada, já que a casa está vazia para ser alugada, deixaram a porta aberta e foram embora", conta um morador do Parque União, que prefere não se identificar.
O morador avisa que, no início da operação, no fim da madrugada, como "precaução", trancou seu portão. Ele afirma também que os moradores da região já ficam com receio quando há algum tipo de ação da PM na comunidade.
"A gente conhece muitos casos de casas roubadas, porque dentro da comunidade até que você prove que não é bandido, você é bandido, pelo menos para a polícia", reclama.
Já outro morador, que também prefere não se identificar, temendo represálias diz que teve um videogame levado pelos policiais militares.
A operação de hoje na Maré é feita pelos batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), de Polícia de Choque (BPChq) e de Ações com Cães (BAC) e pelo Grupamento Aeromóvel (GAM). A PM diz que, até o início da tarde, dois veículos foram recuperados e houve apreensão de uma granada, dois coletes, dois radiotransmissores e drogas a serem contabilizadas.
No entanto, perguntada pelo DIA sobre as denúncias dos moradores de abusos cometidos pelos militares, a PM ainda não se manifestou.