Mais Lidas

Integrantes de quadrilha que vendia carros clonados são presos na Baixada

Criminosos realizavam a transação com as vítimas dentro de cartórios, quando recebiam via transferência bancária o valor dos veículos

Trio foi encontrado em cartório do Recreio
Trio foi encontrado em cartório do Recreio -
Policiais da 60ª DP (Campos Elíseos) prenderam em flagrante, nesta quarta-feira, três integrantes de uma quadrilha especializada em vender carros clonados através de um site de compra e venda de veículos. Rafael Coutinho Serrano Santos, de 27 anos, Marcelo Ringuier de Jesus, 24, e Jean Pierre dos Santos Santiago, 31, vão responder pelos pelos crimes de receptação, uso de documento falso, tentativa de estelionato e associação criminosa.
O trio foi capturado quando chegava a um cartório no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da capital. Lá, uma das vítimas os aguardava para fazer o pagamento de R$ 61,9 mil através de transferência bancária para comprar um Honda HR-V.
O carro em questão era um "clone" de um veículo roubado em abril deste ano, em Duque de Caxias.
ATUAÇÃO
De acordo com o titular da 60ª DP, o delegado Uriel Alcantara Machado Nunes, as transações da quadrilha eram feitas dentro de um cartório, onde a vítima transferia o valor do carro para os criminosos. Eles usavam Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e CNH falsos, em nome do dono verdadeiro do veículo, para fazer o reconhecimento de firma. O recibo de compra e venda era assinado, simulando uma autenticidade na transação.

Segundo as investigações, Jean Pierre era o responsável pela venda dos automóveis. Ela usava uma CNH falsa com sua foto, mas em nome do proprietário do veículo original, para se encontrar com a vítima dentro do cartório. A transferência do valor era feito para uma conta bancária de um "laranja".
Carro que seria vendido quando os criminosos foram presos - Divulgação / Polícia Civil
Com Jean, foi encontrada uma segunda CNH, também falsa, em nome de uma terceira pessoa, que tem um carro. São indícios de que o veículo também teria sido clonado, restando a comprovação de que ele já teria sido vendido ou se ainda seria.
ETAPAS
A quadrilha atuava desde o roubo do veículo; a adulteração de sinais identificadores como chassi, vidros, selos e o próprio motor; as formulações de CRLV, recibo de compra e venda e CNH; até o anúncio no site e a venda dentro de cartórios.
Ainda segundo a Polícia Civil, Rafael é investigado em outros inquéritos policiais.
Veja o momento em que os presos chegam à 60ª DP!
Trio foi encontrado em cartório do Recreio Divulgação / Polícia Civil
Carro que seria vendido quando os criminosos foram presos Divulgação / Polícia Civil