Mais Lidas

Megaoperação contra milícia mira vereador e secretário de Queimados

Davi Brasil, Avante, antigo, PTdoB, é apontado como chefe do grupo paramilitar envolvido em diversas mortes na Baixada e região

O secretário também é vereador pelo PTdoB
O secretário também é vereador pelo PTdoB -
Uma megaoperação conjunta entre as polícias Civil e Militar e o Ministério Público estadual (MPRJ), que acontece desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, procura 25 pessoas envolvidas com uma milícia chamada Caçadores de Ganso. Outras nove indiciadas na mesma ação já estão presas. Até o momento, 26 mandados de prisão foram cumpridos.
Dentre os alvos está o PM reformado, vereador e ex-secretário de Defesa Civil de Queimados Davi Brasil Caetano (Avante, antigo, PTdoB), 52 anos, que foi preso em casa, no bairro São Manoel. Com ele, foram encontradas duas espadas e uma pistola.
Ao sair de casa, após a polícia fazer buscas em sua residência por mais de duas horas, o vereador foi perguntado se queria dizer algo em sua defesa. Aos jornalistas, avisou que não falaria nada porque não sabia por qual crime estava sendo acusado e preso.
De acordo com as investigações, Davi Brasil é o líder da quadrilha, que está envolvida em homicídios, extorsões, roubos e outros crimes na Baixada Fluminense e região. O grupo paramilitar atua em condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida e também está ligado ao tráfico de drogas.
A Operação Hunter, como foi batizada, também cumpre mandados de busca e apreensão na Prefeitura e Câmara de Vereadores de Queimados. Os agentes ainda estão em endereços da capital, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Japeri, Maricá e em quatro cadeias do estado para dar nova voz de prisão a nove presos.
Um carro usado pela milícia foi apreendido com uma faca suja de sangue. A polícia acredita que uma vítima do grupo tenha sido morta no porta-malas do veículo.
Um dos presos, Ewerton de Almeida Albuquerque, conhecido como Careca, é apontado como um dos matadores da quadrilha. Ele tem uma tatuagem de uma caveira símbolo do filme "O Justiceiro" nas costas. Careca já ficou preso durante oito anos por porte ilegal de armas. Há três meses, ele cumpria a pena no regime semiaberto.
Um outro procurado é Carlos Luciano Soares da Silva, o Macaco Louco ou Nem. O miliciano seria o responsável por diversas mortes na Baixada, principalmente de traficantes e usuários de drogas. Ele já foi preso em julho de 2015 por causa de uma morte em janeiro daquele ano em Queimados e por fazer parte do grupo paramilitar da região.
Carlos Luciano Soares da Silva, o Macaco Louco ou Nem - Reprodução
PÁGINA NA INTERNET
De acordo com o MPRJ, os Caçadores de Ganso atuam em três condomínios de Queimados (Valdariosa, Ulysses Guimarães e Eldorado), amedrontando a população local. Eles também agem distribuindo clandestinamente sinal de TV a cabo.
No Condomínio Eldorado, dois dos procurados, Alex Rodolfo da Silva, o Lequinho, e William Eugênio Gonçalves, o Tengo, também praticavam o tráfico de drogas. Por isso, além de responderem pelos crimes ligados à milícia, eles também foram indiciados por tráfico de drogas.
Os integrantes do grupo se dividem entre as atividades de cobrança ilegal, de taxas de serviços e por suposta segurança, observação de inimigos, dente outras.
O grupo mantinha uma página na Internet, onde anunciava quem seria suas vítimas. Em 2017, durante a Operação Queimados Livre, a polícia identificou os criadores administradores da página, apreendendo armas e material ligados ao grupo.
Davi Brasil é apontado como o líder do grupo paramilitar - Arquivo Pessoal
OPERAÇÃO EM 2017
Em julho de 2017, Davi Brasil já havia sido alvo de outra operação, que investigou a mesma milícia. Na época, ele teve apenas mandados de busca e apreensão cumpridos contra ele. Na casa dele foi encontrado um pássaro silvestre, conhecido como "trinca-ferro", fazendo com que ele fosse autuado por crime ambiental.
As buscas contra Davi naquele ano também resultaram na apreensão de duas pistolas registradas (380 e .40), espadas, facões (as mesmas encontradas hoje, que foram devolvidas depois) e talonários de um centro social que era administrado pelo vereador. Na ocasião, ele negou o envolvimento com a milícia da região.
Perguntada sobre a prisão do político, que é um PM reformado, além dos mandados de prisão contra outros dois agentes, a Polícia Militar se limitou a dizer que o Serviço de Inteligência da secretaria participa da ação.
Já a Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre a prisão do investigador aposentado.
O secretário também é vereador pelo PTdoB Arquivo Pessoal
Carlos Luciano Soares da Silva, o Macaco Louco ou Nem Reprodução
Davi Brasil é apontado como o líder do grupo paramilitar Arquivo Pessoal
Davi Brasil é secretário da Defesa Civil de Queimados Arquivo Pessoal