Mais Lidas

MP convoca reunião emergencial sobre policiamento para Réveillon de Macaé

Batalhão da região ainda não informou efetivo que será empregado nos eventos de comemoração da virada do ano

Município terá 12 pontos de shows durante a virada do ano
Município terá 12 pontos de shows durante a virada do ano -
O Ministério Público estadual (MPRJ) convocou o 12º BPM (Niterói) para uma reunião emergencial sobre o policiamento durante o Réveillon de Macaé. De acordo com o MPRJ, o encontro foi convocado porque o batalhão, que é responsável pela região, não informou à Secretaria Municipal de Ordem Pública do município da Região Metropolitana do estado como será planejamento para as comemorações na cidade.
O Ministério Público quer saber a quantidade de policiais militares que serão empregados, bem como onde eles estarão distribuídos durante a celebração, "conforme o que havia sido acordado em reunião realizada no dia 12/12". 
Também fora convidados representantes do Poder Municipal, como o procurador-geral do município e os secretários de Trânsito, Transportes, Ordem Pública, Saúde e Turismo. Espera-se que, já na reunião de segunda, eles possam avaliar o policiamento destacado e a demanda esperada.
O MPRJ informa ainda que, neste domingo, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania do Núcleo Niterói visitará os 12 pontos que terão shows de Réveillon em Maricá. Representantes do município vão acompanhar a vistoria para ajudar na coleta de dados.
"Maricá programou 12 palcos para shows. Haverá grande aglomeração de pessoas. Desde o dia 12, pelo menos, o comandante do 12°BPM tem ciência pessoal disso e recebeu o pedido do Secretário de Ordem Pública de Maricá para que destacasse 250 homens para a segurança do Réveillon de Maricá", destaca a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa de Cidadania de Niterói, reforçando que a segurança pública ostensiva é dever da Polícia Militar.
O MPRJ avisa ainda que caso o policiamento apresentado pelo 12° BPM não for aprovado na reunião emergencial, a promotoria adotará medidas judiciais para garantir a segurança da população.
"Caso o 12°BPM não oferte a devida segurança pública para os festejos do Réveillon de Maricá, existe a possibilidade da não realização dos eventos, provocando prejuízos ao município e, ainda, enorme frustração na população e nos turistas que lotam a cidade", afirmou a Promotoria.
O Ministério Público reforça também que enquanto Niterói vê os índices de violência diminuírem, em Maricá a situação é diferente. O município segue em escalada crescente dos índices de criminalidade, com a população requerendo a instalação de um batalhão próprio.
Segundo a prefeitura, há plano para a construção de instalações para um possível novo batalhão da PM em Maricá. A promotoria avisa que a deficiência no policiamento oferecido pelo 12° BPM à cidade será investigada.