Mais Lidas

Funcionários da Cedae prestam depoimento à Polícia Civil

Também nesta sexta, policiais vão voltar à Estação de Tratamento do Guandu para continuar as investigações sobre a qualidade da água fornecida pela companhia

Depoimento acontece na Cidade da Polícia
Depoimento acontece na Cidade da Polícia -
Funcionários da Cedae prestam, nesta sexta-feira, depoimento à Polícia Civil sobre a investigação da qualidade da água da companhia. Eles estão na Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), na Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio.
Além do depoimento, ainda nesta sexta, agentes da DDSD vão voltar à Estação de Tratamento do Guandu para continuar as investigações. A especializada apura um possível envolvimento criminoso de funcionários da Cedae ou de terceiros que possam ter contribuído para alterar a água distribuída no Rio.
"Ontem já colhemos algumas declarações e hoje, no decorrer do dia, continuaremos com as oitivas", disse a delegada Josy Lima.
Equipamento que será usado para a adição de carvão ativado no tratamento da água da Cedae - Reprodução / Internet
CARVÃO ATIVADO
Também nesta sexta, a estação do Guandu recebeu um dos equipamentos que serão usados para a aplicação de carvão ativado pulverizado para tratar a água da Cedae. A peça veio de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo.
No total, a estação vai receber um silo, dois tanques, uma caixa dosadora e uma bomba. O maquinário será acoplado à linha de produção da Guandu para que a água seja filtrada com o carvão.
De acordo com a companhia, o equipamento será montado imediatamente para o carvão seja aplicado no início do tratamento da água a partir da próxima semana. O produto e o equipamento foram comprados na última sexta-feira.
O anúncio de que o carvão ativado iria ser adotado permanentemente no tratamento da água da Cedae foi feito na quinta-feira da semana passada. A medida será adotada para reter a geosmina (uma substância orgânica produzida por algas), que tem causado cheiro forte e turbidez na água distribuída no estado. A empresa tem reforçado que a geosmina não apresenta risco à saúde da população.
A iniciativa da Cedae veio depois que consumidores de vários bairros da capital e da Baixada Fluminense reclamaram da cor turva e do cheiro forte da água que chega às torneiras.
Depoimento acontece na Cidade da Polícia Divulgação
Equipamento que será usado para a adição de carvão ativado no tratamento da água da Cedae Reprodução / Internet
Equipamento que será usado para a adição de carvão ativado no tratamento da água da Cedae Reprodução / Internet