Mais Lidas

Justiça do Rio manda soltar mecânico que teria sido preso por engano

Defesa de Maicon Vicente Fernandes da Silva, de 21 anos, acredita que ele esteja livre nesta sexta-feira ou sábado. Sogra do mecânico diz que neta sente falta do pai. "Tivemos que falar que ele foi estudar e que vai demorar", afirma

Justiça do Rio manda soltar Maicon Vicente Fernandes da Silva, 23 anos, mecânico que teria sido preso por engano
Justiça do Rio manda soltar Maicon Vicente Fernandes da Silva, 23 anos, mecânico que teria sido preso por engano -
Rio - A Justiça do Rio de Janeiro mandou soltar, na noite desta quinta-feira, o mecânico Maicon Vicente Fernandes da Silva, de 21 anos, que teria sido preso por engano nesta terça-feira, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio. Ele teria sido confundido pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Militar com um traficante do Morro da Matriz, localizado no mesmo bairro. A decisão é do juiz Marcelo Oliveira da Silva.
"Passa-se a decidir. Extrai-se dos autos que, em tese, o acusado seria integrante da quadrilha que atua no tráfico de drogas na comunidade do Complexo de São João, na função de soldado e vapor, tendo sido denunciado como incurso nas sanções dos arts. 33 e 35 da Lei 11.343/06. De fato, trata-se de réu primário com bons antecedentes e constata-se que o acusado foi preso numa oficina mecânica durante o seu horário de trabalho. Além disso, a foto do acusado acostada às fls. 609, torna pertinente a dúvida suscitada pela defesa quanto à autoria delitiva, comparada às fotos de fls. 138 e as encontradas na rede social Twitter indicada pela acusação. Assim sendo, defiro o pedido de revogação de prisão preventiva do acusado. Expeça-se alvará de soltura imediatamente”, diz um trecho da decisão.
A medida foi comemorada pela defesa de Maicon. "Essa decisão saiu hoje, às 18h50. O cartório vai digitar o alvará de soltura, entregar para o oficial da justiça, que vai cumprir no presidio que ele se encontra. Geralmente, isso não demora muito. Acredito que amanhã ou no sábado ele esteja em liberdade", avalia o advogado Rafael Ferreira.
Para a sogra de Maicon, a cozinheira Priscila Adriano, 40 anos, a sensação é de felicidade com a notícia da liberdade do genro. Ela conta que a filhinha do mecânico sente muita a falta do pai, tanto que, desde terça-feira, a garota apresenta dificuldades tanto para comer, beber, brincar ou até dormir. "Tivemos que falar que ele foi estudar e que vai demorar", afirma ela.
ENTENDA O CASO
Maicon Vicente Fernandes da Silva, de 21 anos, foi preso na tarde desta terça-feira, na oficina mecânica do pai, onde trabalha há sete anos, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio. Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) cumpriram um mandado de prisão expedido em outubro deste ano. "A Polícia Civil esclarece que o homem foi preso em cumprimento de um mandado de prisão expedido pela Justiça por tráfico e associação ao tráfico de drogas. Qualquer informação a respeito da expedição do mandado deve ser obtida com a Justiça", diz a Polícia Civil em nota.
Os familiares alegam que, por um erro da Polícia Militar, usaram o nome do rapaz na hora de qualificar o traficante do Morro da Matriz, que pertence à comunidade do São João, no Engenho Novo. 
Em nota, a PM informa que policiais militares da Superintendência de Inteligência e Análise - SIA, da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, juntamente com a DRFA, através de Dados de Inteligência, realizaram a prisão de Maicon Fernandes da Silva, "vulgo 'Bafudo', acusado de ser integrante do tráfico de drogas do Morro do São João, no Engenho Novo".
Ainda, segundo a PM, Maicon "estava sendo monitorado pela Superintendência de Inteligência e Análise, pela pela referida Delegacia, que por meio de cruzamento de dados foi descoberto sua localização na estação do Engenho Novo, onde ocorreu a prisão. Contra Maicon havia um mandado de prisão por tráfico de drogas e o acusado era foragido da Operação Black Belt, realizada pela CPP no mês de Outubro deste ano".
"Esse reconhecimento por fotos de redes sociais é muito perigoso. Sempre via na TV e não esperava que isso aconteceria um dia na minha família. A impunidade é pior coisa do mundo. Pessoas inocentes pagando por algo que não cometeram. Quem vem de família pobre, quem é favelado, não sabe para onde correr. Não desejo isso para ninguém, nem para quem more na comunidade e nem quem mora no asfalto", torce a sogra de Maicon.