Mais Lidas

Polícia Militar diz que nove mortos em operação em comunidades do Rio trocaram tiros com agentes

'Tivemos este grande número de mortes por conta de marginais que resistiram duramente à ação policial', disse Major Ivan Blaz

Nove suspeitos morrem durante operação da PM no Morro da Caixa D'Água, em Quintino
Nove suspeitos morrem durante operação da PM no Morro da Caixa D'Água, em Quintino -
Rio - Nove pessoas morreram durante operação da Polícia Militar em comunidades da Zona Norte e Oeste na manhã desta quarta-feira. De acordo com a corporação, todos eles tinham envolvimento com o crime e trocaram tiros com os agentes. 
"Tivemos este grande número de mortes por conta de marginais que resistiram duramente à ação policial. Mas tivemos quatro criminosos presos que se renderam por conta da operação policial", disse o porta-voz da PM, Major Ivan Blaz, ao RJTV 1, da Globo.
A operação visava estabilizar toda a região que vem sendo objeto de disputa entre grupos de criminosos rivais pelo domínio territorial, com o objetivo de ampliar o tráfico de entorpecentes e controle de serviços fornecidos à população local, como a venda de gás, o fornecimento de internet e TV a cabo, dentre outros.
A ação aconteceu nas comunidades da Caixa D’Água e do Morro do 18, em Quintino, do Morro do Urubu, em Pilares, e do Flexal, no Engenho da Rainha, e da Barão, Bateau Mouche e Chacrinha, na Praça Seca.
A PM informou que cinco batalhões participarão da operação: Batalhão de Operações Especiais (Bope), Choque, 18ºBPM (Jacarepaguá), 3ºBPM (Méier) e 9ºBPM (Rocha Miranda). Nenhum dos 300 agentes envolvidos na ação ficou ferido.
"Os batalhões da Zona Oeste ocuparam a região da Praça Seca e os batalhões da Zona Norte vieram pelo Morro do Dezoito. Com os homens do comando de operações especiais indo pelas comunidades do meio, dominadas pela milícia", afirmou o Major Blaz.
O porta-voz da PM destacou que a área é ligada por matas, o que facilita o trânsito de criminosos. "Estamos falando do Grande Maciço da Tijuca, onde você pode chegar até o outro lado, chegando a Jacarepaguá, São Conrado e você vai para outra face com Méier, Água Santa. Toda a região é ocupada por marginais que trafegam pela área de mata. E as comunidades que margeiam essa elevação acabam sofrendo a influência".
Na operação em Quintino, foram apreendidos cinco fuzis, uma submetralhadora, quatro pistolas e um simulacro, além de drogas e rádios transmissores. 
Em comunidades do Urubu, a PM informou que foram apreendidos um rádio comunicador, duas pistolas, uma granada e farto material entorpecente a ser contabilizado.
Nove suspeitos morrem durante operação da PM no Morro da Caixa D'Água, em Quintino Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Material apreendido em Quintino Divulgação
Material apreendido em Quintino Divulgação
Material apreendido em Quintino Divulgação