Mais Lidas

Familiares se despedem de menino Kaio Guilherme nesta terça-feira

O fígado, rins e coração da criança foram implantados em pacientes que aguardavam na fila, segundo a Secretaria de Saúde. As córneas serão processadas pelo banco de tecidos

Kaio Guilherme da Silva Baraúna
Kaio Guilherme da Silva Baraúna -
Rio - O corpo do menino Kaio Guilherme, de 8 anos, será enterrado nesta terça-feira (27), às 14h, no Jardim da Saudade de Sulacap, Zona Norte do Rio. A criança teve morte cerebral confirmada no sábado (24) após ficar oito dias internada no Hospital Pedro II, em Santa Cruz. A família confirmou que autorizou a doação do fígado, rins, coração e córneas do menino.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), responsável pelo Programa Estadual de Transplantes (PET), os órgãos doados já foram implantados em pacientes que aguardavam por transplante. As córneas serão processadas pelo banco de tecidos. A mãe de Kaio, Thais Silva, disse que esta era uma maneira de sentir o “filho vivo nos cantinhos".

Criado em 2010, o PET é um programa que realiza a captação e o transplante de coração, fígado, rim, pâncreas, pele, córnea e esclera (membrana que protege o globo ocular). Em 11 anos de atuação, o programa foi responsável pela renovação da vida de mais de 6.500 pessoas por meio de transplantes de órgãos sólidos e recuperou a saúde de inúmeros pacientes com transplantes de ossos, ligamentos e pele.

Relembre o caso

Kaio Guilherme foi vítima de uma bala perdida na cabeça no último dia 16 de abril enquanto participava de uma atividade num centro de reforço escolar na Vila Aliança, comunidade onde morava com a família. O menino aguardava na fila para fazer uma pintura artística quando a mãe, que é professora na unidade, o viu caído no chão.
Polícia civil identifica possível suspeito do crime
A Polícia Civil já identificou um possível suspeito de ter sido o responsável pelo tiro que atingiu a cabeça do menino Kaio Guilherme da Silva Baraúna, de 8 anos, no dia 16 de abril. O delegado Luís Maurício Armond, titular da 34ª DP (Bangu), informou que já intimou o suspeito. A delegacia acredita que o disparo tenha sido efetuado na Vila Kennedy, comunidade vizinha da Vila Aliança.

"Nós temos uma linha de investigação de que o tiro tenha sido disparado na Vila Kennedy. Existe uma linha apontando um traficante, que teria realizado três disparos sob o efeito de drogas. Nós já o intimamos e vamos verificar esses fatos, mas precisamos nos aprofuyndar um pouco mais", explicou o delegado.

O homem não teve a identidade revelada, mas a expectativa é de que ele compareça na distrital para prestar esclarecimentos ainda esta semana. Segundo Armond, ele estava preso, mas saiu da cadeia há aproximadamente dois meses.

A 34ª DP registrou o caso assim que Kaio Guilherme foi baleado. O delegado irá ver, na segunda-feira, se com a morte do menino o caso seguirá com a distrital ou se será encaminhado para a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).

"Vou fazer a verificação disso amanhã junto à DH, mas acredito que como se iniciou as investigações e o desenvolvimento dela aqui, nós mesmos iremos concluí-la", finalizou.