Mais Lidas

PM e Polícia Civil investigam morte de vigilante e marceneiro durante confrontos no Rio

As polícias também abriram inquérito para apurar a conduta dos policiais militares durante as ações

Carla Rodrigues da Silva, esposa do vigilante Denis Francisco Lima Paes, foi ao IML, ontem, para reconhecer o corpo do marido
Carla Rodrigues da Silva, esposa do vigilante Denis Francisco Lima Paes, foi ao IML, ontem, para reconhecer o corpo do marido -
Rio - A Polícia Militar e a Polícia Civil abriram um inquérito policial, nesta quarta-feira (28), para investigar a conduta dos policiais militares e as mortes do vigilante Denis Francisco Lima Paes e do marceneiro Gemerson Patricio de Souza, baleados durante os confrontos que aconteceram na Zona Central e Norte do Rio. Os corpos das vítimas estão no Instituto Médico Legal (IML) e o resultado do exame será encaminhado para a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), responsável pela investigação.
A DHC também apreendeu as armas dos policiais militares que participaram da ação para confronto balístico. Testemunhas prestaram depoimento e diligências estão sendo realizadas para esclarecer os fatos.
De acordo com familiares do marceneiro, alguns pertences pessoais de Gemerson sumiram após ser socorrido por policiais militares, como o crachá da empresa e o cartão do RioCard. As informações foram divulgadas em entrevista ao RJTV1, da TV Globo. Sobre essas acusações, a PM ainda não se pronunciou. No entanto, em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que foram instaurados Inquéritos Policiais Militares pelos comandos das unidades que participaram das ações na noite de segunda-feira (28) e na manhã de terça-feira (29).

O vigilante Denis foi baleado no Morro dos Prazeres, também na noite de segunda (26). Ele foi ferido na perna e chegou a ser levado com vida para o hospital, mas não resistiu. O trabalhador estava voltando para casa quando foi atingido. Ele deixa esposa e cinco filhos.
Gemerson Patrício estava a caminho do trabalho quando foi baleado  - reprodução
Gemerson Patrício estava a caminho do trabalho quando foi baleado reprodução
O marceneiro Gemerson Patrício foi atingido quando passava na passarela localizada acima da Avenida Pastor Martin Luther King Jr., na altura da estação do metrô de Tomás Coelho. Ele foi socorrido para o Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu e morreu. De acordo com amigos, que prestaram homenagens ao trabalhador nas redes sociais, Gemerson estava a caminho do trabalho.
Em nota, a Polícia Militar reafirmou que os policiais militares foram atacados em todas as situações, sendo necessário, portanto, revidar as ações criminosas. "Em nenhuma das ocorrências havia operação policial.
A corporação esclarece ainda que as investigações sobre as ações citadas estão a cargo da Secretaria de Estado de Polícia Civil. No caso dos feridos que foram a óbito, as investigações foram transferidas para a Delegacia de Homicídios da Capital. Os demais casos estão sob investigação das delegacias distritais, onde foram feitos os registros de ocorrência", disse a PM.
 
Carla Rodrigues da Silva, esposa do vigilante Denis Francisco Lima Paes, foi ao IML, ontem, para reconhecer o corpo do marido fotos Daniel Castelo Branco
Policiais militares socorrem baleados em passarela da movimentada Avenida Martin Luther King, na altura do Morro do Juramento Reprodução/ TV Globo
Gemerson Patrício estava a caminho do trabalho quando foi baleado reprodução