Marinha do Brasil e Polícia Civil investigam as causas do naufrágio na Baía de Guanabara

Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) descartou indício de poluição hídrica no local do acidente

Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil fazem buscas na Baía de Guanabara nesta segunda-feira (6)
Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil fazem buscas na Baía de Guanabara nesta segunda-feira (6) -
Rio - A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), vai instaurar um procedimento interno para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do naufrágio de uma embarcação na Baía de Guanabara, na tarde deste domingo (5). A 37ª DP (Ilha do Governador) também investiga o ocorrido e vai ouvir nos próximos dias testemunhas e sobreviventes do acidente.
A traineira Caiçara transportava 14 pessoas, entre elas seis foram resgatadas com vida e outras seis mortas. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil continuam as buscas para localizar outras duas pessoas que estão desaparecidas: uma mulher e um adolescente. 
Ainda de acordo com a Marinha do Brasil, não foi verificado indício de poluição hídrica na região onde a embarcação emborcou, quando o barco vira. "Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº 2.180/54", informou a Marinha por meio de nota.
Um dos sobreviventes contou a um familiar que os passageiros não usavam coletes salva-vidas no momento do acidente. Este fato também será investigado entre os órgãos responsáveis.
O acidente
O grupo estava em uma traineira que virou, na altura da Ilha de Paquetá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o mau tempo que atingiu a cidade do Rio na tarde de ontem causou o acidente. Na noite de domingo, os bombeiros localizaram os corpos de uma mulher e dois homens, que estavam dentro da embarcação. Já na manhã de hoje, as equipes encontraram outra mulher e uma criança sem vida no barco, além de um homem, na altura do Vão Central da Ponte Rio-Niterói. Um cachorro também foi encontrado no local do acidente.
Entre os mortos, foram identificados, até o momento, Juliana Gomes de Lana da Silva e Everson Costa de Assunção, por meio de exame de papiloscopia. Familiares das vítimas estiveram no IML na manhã de hoje e contaram que o passeio era comum na Ilha do Governador. O grupo seguia da região para a Ilha da Jurubaíba, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Ainda não se sabe de quem era a traineira que transportava 14 pessoas. As vítimas eram todas amigas e dividiram os custos do passeio.
Sobreviventes
Ao todo, seis passageiros foram resgatados com vida, sendo eles um adolescente de 14 anos; um menino de 10; Ana Paula de Souza, 46; Ana Nilda dos Santos Soares, 43; Erick Pereira da Silva, 38; e Marcos Paulo da Silva Correia, 45. Os sobreviventes foram encaminhados para o Coordenação de Emergência Regional (CER) da Ilha do Governador, onde foram atendidos e já receberam alta. A esposa de Everson é uma das sobreviventes do acidente e, segundo o pai da vítima, João Penha, a mulher relatou que o filho morreu tentando salvar os passageiros da embarcação.