• Siga o Meia-Hora nas redes!

M�todo contra a calv�cie

No Jap�o, cabelo foi cultivado em laborat�rio

Pesquisadores japoneses anunciaram ter desenvolvido uma maneira de estimular um crescimento ultrarr�pido de fol�culos capilares, m�todo este que poderia significar um adeus � calv�cie, ou atenuar a perda de cabelo causada por quimioterapia, ou por outras doen�as.

O estudo usa dois tipos de c�lulas colocadas em pequenos recipientes de silicone para cultivar "germes de fol�culos pilosos", esp�cie de fonte onde o cabelo nasce e se alimenta.

Dirigida por Junji Fukuda, a equipe da Universidade Nacional de Yokohama conseguiu cultivar cinco mil desses "germes" em alguns dias.

N�o h� previs�o de testes em humanos para os pr�ximos cinco anos, mas os cientistas japoneses est�o convencidos de que essa t�cnica pode ser usada para reconstituir mechas abundantes. Tamb�m pode ajudar as pessoas com c�ncer e em quimioterapia, ou que t�m doen�as que provocam a perda de cabelo, declarou Fukuda, cujo trabalho foi publicado no peri�dico "Biomaterials".

"As cl�nicas especializadas utilizam, com frequ�ncia, cabelo da nuca para implant�-lo nas zonas frontais. O problema � que ele n�o aumenta o volume total de cabelo", explicou Fukuda, prevendo que um novo tratamento, utilizando a t�cnica desenvolvida por sua equipe, pode estar dispon�vel no mercado em dez anos.

Coment�rios

Mais not�cias