• Siga o Meia-Hora nas redes!

Na folia e sem ressaca

Na hora de brincar, especialista dá dicas para evitar dor de cabeça

A hidratação é fundamental para diminuir os riscos do álcool
A hidratação é fundamental para diminuir os riscos do álcool - DIVULGAÇÃO / GRUPO PETRÓPOLIS

O Carnaval já está aí e com a folia vêm os excessos. Não se deve esquecer que, para aguentar o tranco, é preciso uma boa alimentação e, principalmente, não exagerar nas bebidas alcoólicas. Mas, se você extrapolar, lembre-se que hidratar o corpo é fundamental: beba bastante água, sucos e refrescos para manter o equilíbrio e evitar a ressaca.

Os nutricionistas coincidem em recomendar alguns cuidados na hora de tomar bebidas alcoólicas. Lembre-se de comer antes de cair na folia para ter energia e disposição. Beber de estômago vazio é receita de estrago certo. Procure alternar bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Isso reduz os riscos e ajuda a proteger o fígado.

"Pelo excesso de etanol (álcool etílico), o fígado fica sobrecarregado. Quando paramos de beber, o sistema nervoso, que se acostumou com o processo, acompanha a crise de abstinência. Ou seja, a ressaca é o sinal de que o organismo trabalhou mais do que devia", explica a nutricionista Alessandra Vanessa Reis, da Ib Refeições Empresariais.

Ainda de acordo com a especialista, para absorver o excesso de álcool, ocorre um desequilíbrio que mexe com o metabolismo, e o fígado é o órgão mais prejudicado, porque é ele que produz enzimas para absorver o etanol. Quem não se cuida acaba tendo desidratação, dor de cabeça, enjoo, cansaço e até diarreia, alerta Alessandra.

Todo cuidado é pouco para ter um bom Carnaval, longe dos efeitos nocivos do álcool. Os alertas se tornam ainda mais importantes quando se sabe que no Brasil indo contra a corrente mundial o consumo de bebidas alcoólicas quase dobrou em uma década. Segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 2006 e 2016, o consumo médio no país, a partir dos 15 anos de idade, passou de 6,2 litros por ano para 8,9, um aumento de 43,5%.

Comentários

Mais notícias