• Siga o Meia-Hora nas redes!

Mordida cruzada

Uso de aparelho dent�rio corrige o problema

Problema relativamente comum na boca, a mordida cruzada ocorre quando h� um desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior. Em boa parte dos casos, ela � bem percept�vel, principalmente quando os dentes de baixo se sobrep�em aos de cima, deixando o queixo com uma proemin�ncia para a frente.

No entanto, o problema pode passar despercebido, podendo ser mascarado por dentes aparentemente bem alinhados, mas que se deslocam de maneira incorreta durante a mastiga��o.

"Geralmente, a mordida cruzada tem raz�es gen�ticas, mas tamb�m pode ser ocasionada por fatores externos, como o h�bito de chupar o dedo ou chupeta, pelo uso prolongado de mamadeiras, perda precoce de dentes, entre outros. Essas condi��es levam a altera��es musculares e funcionais do organismo, o que causa esse desalinhamento", explica Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto, do grupo Caixa Seguradora.

Ainda segundo Rosane, na inf�ncia, a mordida cruzada atrapalha o crescimento correto dos ossos da face. "Isso impacta na fala, na mastiga��o e na respira��o da crian�a. E, na vida adulta, o desalinhamento pode trazer problemas, como o bruxismo, fratura e perda de dentes, retra��o da gengiva e comprometimento das articula��es da boca", alerta.

O tratamento mais eficaz inclui o uso de aparelhos para ajustar as arcadas dent�rias. Vale destacar que, quando a diferen�a entre os arcos das duas arcadas for muito grande, o tratamento � cir�rgico, mas s� pode acontecer na fase adulta. A dentista ressalta que o ideal � que o diagn�stico seja feito ainda na inf�ncia. "Assim, fica mais f�cil corrigir o desalinhamento e evitar problemas no futuro", conclui.

Coment�rios

Mais not�cias