• Siga o Meia-Hora nas redes!

Bloqueador de esperma

Pesquisadores prometem p�lula anticoncepcional masculina em at� cinco anos

O sonho de muitos homens, e mulheres, pode se tornar realidade em cinco anos. Cientistas australianos anunciaram que est�o desenvolvendo uma p�lula anticoncepcional masculina, sem horm�nios, que pode bloquear o esperma durante a ejacula��o, livrando as mulheres de usar suas p�lulas anticoncepcionais (com horm�nio) e evitando gravidez indesejada.

O diretor da pesquisa, Dr. Sab Ventura, da Universidade de Monash, garantiu que o tratamento � revers�vel; ou seja, uma vez interrompido o uso da p�lula, o homem voltaria a ser f�rtil.

A p�lula, segundo o cientista, citado pelo jornal ingl�s 'The Daily Mail', funciona da seguinte forma: ela bloqueia duas prote�nas, no c�rebro, que s�o respons�veis por liberar os espermas durante o orgasmo masculino. E, de quebra, o rem�dio poderia aumentar a libido (o desejo sexual) ao dilatar vasos sangu�neos exatamente como o Viagra faz.

Ventura adiantou que os testes ser�o iniciados em breve, se a pr�xima fase do desenvolvimento do rem�dio n�o apresentar falhas. Recentemente, o projeto recebeu uma verba adicional de R$ 480 mil, da 'Male Contraceptive Initiative' (Iniciativa Anticoncepcional Masculina), uma organiza��o baseada nos Estados Unidos.

"N�s estamos perto de desenvolver um anticoncepcional masculino que � conveniente, seguro, eficiente, sem horm�nios e de uso oral, e que pode ser revertido", declarou Ventura, em entrevista, ao comentar os avan�os da pesquisa.

Reivindica��o das mulheres

Ainda na entrevista, o Dr. Sab Ventura disse que a p�lula anticoncepcional masculina "bloqueia o transporte do esperma, em vez de interferir em seu desenvolvimento ou na sua matura��o". Com isso, a capacidade do homem de produzir esperma n�o � afetada, e ele pode reverter o processo se a medica��o for interrompida.

At� agora, o desenvolvimento de um anticoncepcional masculino h� d�cadas reivindicado pelas mulheres vinha sendo atrapalhado por efeitos colaterais graves, como a diminui��o da libido do homem e danos irrevers�veis � fertilidade. A nova p�lula, ainda sem nome, est� em fase de testes de laborat�rio.

Coment�rios

Mais not�cias