• Siga o Meia-Hora nas redes!

Excesso de banho faz mal?

Especialista explica que o ideal � uma chuveirada r�pida por dia

Renata Spallicci 
conta que toma tr�s banhos por dia
Renata Spallicci conta que toma tr�s banhos por dia - Thaiz Cardoso/ MF Press Global/ divulga��o

Uma pesquisa canadense virou not�cia essa semana ao mostrar que tomar banho todos os dias prejudica a pele e pode aumentar os riscos de infec��es. Para os brasileiros, que convivem com o clima quente, � imposs�vel imaginar uma vida sem banhos di�rios. Mas qual � a quantidade ideal?

Segundo a dermatologista �ris Fl�rio, da cl�nica em Santo Andr� (SP) que leva seu nome, � aconselh�vel apenas um banho r�pido por dia. "Os brasileiros exageram em banhos longos e escaldantes, que fazem muito mal � pele. O ideal � um banho r�pido por dia, e de morno para frio, al�m de passar sabonete apenas nas partes mais importantes, como p�s, axilas, genitais e �nus", explica ela.

Tomar muitos banhos por dia, ainda segundo a especialista, tira a prote��o natural da pele, abrindo espa�o para ressecamentos e rachaduras, que podem causar infec��es. "N�o se deve usar aquelas buchas, pois elas s�o meios de contamina��o e agridem a pele. O sabonete ideal � o infantil branco ou aqueles com hidratantes; os antibacterianos n�o s�o aconselh�veis. Deve-se usar uma toalha macia na hora de se secar e n�o esfregar muito", detalha a especialista.

Se a pele estiver muito seca, completa �ris, pode-se fazer uma esfolia��o caseira (usando mel e a��car refinado) uma vez por semana.

Coment�rios

Mais not�cias