• Siga o Meia-Hora nas redes!

Excesso de banho faz mal?

Especialista explica que o ideal é uma chuveirada rápida por dia

Renata Spallicci 
conta que toma três banhos por dia
Renata Spallicci conta que toma três banhos por dia - Thaiz Cardoso/ MF Press Global/ divulgação

Uma pesquisa canadense virou notícia essa semana ao mostrar que tomar banho todos os dias prejudica a pele e pode aumentar os riscos de infecções. Para os brasileiros, que convivem com o clima quente, é impossível imaginar uma vida sem banhos diários. Mas qual é a quantidade ideal?

Segundo a dermatologista Íris Flório, da clínica em Santo André (SP) que leva seu nome, é aconselhável apenas um banho rápido por dia. "Os brasileiros exageram em banhos longos e escaldantes, que fazem muito mal à pele. O ideal é um banho rápido por dia, e de morno para frio, além de passar sabonete apenas nas partes mais importantes, como pés, axilas, genitais e ânus", explica ela.

Tomar muitos banhos por dia, ainda segundo a especialista, tira a proteção natural da pele, abrindo espaço para ressecamentos e rachaduras, que podem causar infecções. "Não se deve usar aquelas buchas, pois elas são meios de contaminação e agridem a pele. O sabonete ideal é o infantil branco ou aqueles com hidratantes; os antibacterianos não são aconselháveis. Deve-se usar uma toalha macia na hora de se secar e não esfregar muito", detalha a especialista.

Se a pele estiver muito seca, completa Íris, pode-se fazer uma esfoliação caseira (usando mel e açúcar refinado) uma vez por semana.

Comentários

Mais notícias