• Siga o Meia-Hora nas redes!

Ru�dos na arquibancada

Barulho nos est�dios pode causar problemas de audi��o

O barulho nos est�dios de futebol pode colocar a audi��o em perigo. � o que afirma a m�dica Jeanne Oiticica, especialista em otorrinolaringologia do Hospital das Cl�nicas, em S�o Paulo. A m�dica explica que o ouvido humano, em geral, costuma suportar sons de at� 90 decib�is, sem dor ou desconforto. Durante um jogo de futebol, o ru�do gerado pelos torcedores � de 115 decib�is, em m�dia.

"A surdez transit�ria pode ser uma consequ�ncia nestes casos. Al�m disso, pode ocorrer tamb�m tontura, zumbido, sensa��o de ouvido tampado (a chamada plenitude auricular), sensibilidade ou dor � exposi��o ao som", diz a especialista, acrescentando que as tonturas s�o mais frequentes em indiv�duos que t�m um defeito no osso do ouvido conhecido como 'deisc�ncia do canal semicircular', e, nesse caso, s�o desencadeadas por exposi��o a sons intensos.

Teias de prote�nas

Zumbido e perda auditiva s�o algumas das poss�veis sequelas, dependendo da intensidade do ru�do, do tempo de exposi��o ao barulho, do n�vel de press�o sonora, do alcance da onda sonora e de caracter�sticas de sensibilidade e predisposi��o do pr�prio indiv�duo.

"As c�lulas respons�veis pela audi��o (c�lulas ciliadas) possuem filamentos no seu topo, conhecidos como estereoc�lios. Estes est�o conectados entre si por filetes ou amarras, ou teias de prote�nas, que se rompem facilmente em situa��es de ru�do, o que interfere no funcionamento das c�lulas da audi��o, determinando, em geral, uma perda auditiva transit�ria", explica Jeanne Oiticica.

Mas, ao contr�rio da les�o das c�lulas da audi��o, essas quebras podem se refazer. O reparo em geral ocorre em at� 36 horas ap�s o evento ou trauma ac�stico, e novas teias se formam, com a audi��o voltando normalmente.

Coment�rios

Mais not�cias