• Siga o Meia-Hora nas redes!

Para n�o perder a voz

Com a chegada do frio, fonoaudi�loga ensina truques para evitar problemas

Cantora Karen K fala sobre seus cuidados com a voz
Cantora Karen K fala sobre seus cuidados com a voz - Fernando Hiro / divulga��o

O inverno come�a no pr�ximo dia 21 e, nos dias mais frios, � muito comum aparecerem problemas vocais, como rouquid�o, dores, falhas, pigarros e afonia. Mas o que muita gente n�o sabe � que a alimenta��o tamb�m pode ser vil� da voz.

De acordo com a fonoaudi�loga Jane Celeste, do Est�dio da Voz, bebidas muito geladas, caf�, balas e pastilhas mentoladas, sorvete, chocolates e at� o leite podem ser pontos de partida para alguns problemas.

Os sintomas de problemas vocais incluem rouquid�o, cansa�o ao falar, dor ou ardor na garganta, pigarro constante ou falha na voz. "Se a pessoa tem uma rouquid�o que dura mais de 15 dias e � associada a sintomas como fadiga, falha de voz, cansa�o ao falar ou pigarro, pode ser um sinal de algum comprometimento", completa a especialista.

Jane explica, ainda, que choques t�rmicos e lugares fechados, comuns no per�odo do frio, devem ser evitados, pois podem gerar uma irrita��o na garganta e originar uma gripe. "E tamb�m evite ficar 'co�ando' a garganta com pigarros. Na contram�o, o soro fisiol�gico e inala��o podem ser �timos para a voz", aconselha.

Al�m de evitar os alimentos citados pela fonoaudi�loga, � importante ter outros cuidados di�rios, como manter a hidrata��o, n�o fazer esfor�o ao falar e procurar acompanhamento profissional, caso perceba alguma altera��o.

A cantora Karen K, que lan�ou recentemente a m�sica 'Mal Intencionada', conta como faz para manter a voz em dia.

"Nunca consumo bebida alco�lica. No frio, evito l�quidos gelados, assim como o excesso do caf�. Fa�o aquecimentos antes de cantar, desaquecimento ap�s o show e evito pegar friagem, uma dica infal�vel para manter a voz saud�vel", afirma.

Coment�rios

Mais not�cias