• Siga o Meia-Hora nas redes!

Crises de asma

Hoje � o Dia Nacional de Controle da doen�a

Hoje � o Dia Nacional de Controle da Asma, uma das principais doen�as respirat�rias cr�nicas que acomete as vias respirat�rias e o pulm�o, aumentando a produ��o de secre��es e prejudicando a passagem de ar.

Hoje tamb�m come�a o Inverno, que pode gerar ou agravar a doen�a devido ao frio e o ao ar seco do per�odo somados � polui��o. Uma das causas da asma, conhecida como "bronquite asm�tica" ou "bronquite al�rgica", tamb�m pode ser o ambiente ao qual a pessoa est� exposta. Tanto a temperatura quanto a presen�a de poeira, fezes de baratas, �caro, mofo, pelos de animais e fungos podem influenciar na sa�de dos pulm�es. Casos de asma, rinite e/ou obesidade na fam�lia tamb�m podem desencadear a doen�a.

Os principais sintomas s�o tosse, chiado ou ru�do no peito, dificuldade para respirar, respira��o r�pida e curta, desconforto tor�cico, ansiedade e eventualmente infec��o na garganta. O diagn�stico � feito com base nas informa��es que o paciente fornece ao m�dico e na an�lise cl�nica dos sintomas. Testes de fun��o respirat�ria auxiliam no diagn�stico diferencial de outras patologias.

Embora a asma br�nquica n�o tenha cura, ela pode ser controlada e, em alguns casos, os pacientes podem apresentar per�odos de intercrise (sem sintomas) t�o longos que se consideram curados.

Segundo o pneumologista do Hospital Santa Paula, Jo�o Geraldo Houly, al�m do tratamento medicamentoso, � essencial estar atento aos fatores ambientais. "� poss�vel ter uma vida normal com asma desde que o paciente saiba reconhecer e evitar situa��es que possam agravar os sintomas. Este comportamento impedir� crises intensas e frequentes e diminuir� as chances de evolu��o da doen�a", detalha o especialista.

Coment�rios

Mais not�cias