• Siga o Meia-Hora nas redes!

Cuidados no frio

Fisioterapeuta fala sobre as dores no corpo

O inverno come�ou ontem e neste per�odo � comum ver as pessoas cada vez mais encolhidas e com o corpo numa posi��o de 'fechamento', afim de se proteger do frio. Isso ocorre por uma defici�ncia no suporte sangu�neo, causando queda no metabolismo, encurtamento das fibras musculares, limita��o articular e altera��es biomec�nicas e posturais, dificultando certos movimentos do corpo. Todos esses fatores s�o respons�veis pelo aumento de dores, principalmente nas regi�es lombar e cervical.

Patr�cia Prieto, fisioterapeuta e propriet�ria da cl�nica que leva seu nome, em S�o Paulo, explica que os tratamentos mais utilizados para o problema s�o as terapias posturais e a cinesioterapia (terapia do movimento), al�m de massagens e acupuntura com moxas e ventosas, que melhoram a circula��o do sangue e aceleram o metabolismo. Entretanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados dentro de casa e que s�o capazes de diminuir o desconforto e o aumento das dores.

"� importante fazer todo o poss�vel para manter o corpo aquecido, principalmente nas extremidades, evitando ao m�ximo que nosso organismo sofra com as altera��es clim�ticas e, consequentemente, posturais. Atividade f�sica e banhos com �gua quente podem ajudar nessa quest�o, mas tamb�m � importante evitar tomar golpes de ar frio", explica Patr�cia, acrescentando que o consumo de gengibre, pimenta e outros alimentos capazes de aquecer o corpo podem ajudar a manter a temperatura corporal.

Por mais que as dores possam acometer todos os tipos de pessoas, � importante que pacientes com problemas nas articula��es, como artrites e artroses, tomem ainda mais cuidado, j� que no inverno podem se agravar.

Coment�rios

Mais not�cias