• Siga o Meia-Hora nas redes!

Zum-zum-zum no ouvido

Otorrinolaringologista explica o problema, causas e tratamentos

O zumbido, tamb�m conhecido como tinnitus ou ac�feno, � caracterizado como um ru�do inc�modo que n�o prov�m de nenhuma fonte externa. Na maioria das vezes, n�o � sinal de doen�as graves, mas necessita de acompanhamento m�dico devido ao desconforto provocado.

O otorrinolaringologista Renato Bittar, do Consulta Aqui, explica que o zumbido configura um sintoma auditivo de alguma condi��o m�dica e que pode se originar por v�rios fatores.

"As causas s�o as mais variadas, podendo ser desde condi��es simples como ac�mulo de cerume, at� condi��es mais complexas como tumores. Por�m, vale frisar que na grande maioria dos casos, o zumbido � secund�rio a perdas auditivas, seja por envelhecimento, exposi��o cr�nica a ru�dos e at� mesmo pelo uso de medica��es t�xicas aos ouvidos", explica Bittar.

Segundo a American Tinnitus Association (em tradu��o livre, Associa��o Americana de Zumbido no Ouvido), pelo menos 20% das pessoas apresentam algum quadro do fen�meno ao longo da vida. Na popula��o com mais de 60 anos, esse �ndice sobe para 25%.

De acordo com o especialista, todo quadro de zumbido deve ser minuciosamente investigado e o tratamento deve englobar uma equipe multidisciplinar que ir� avaliar e identificar as poss�veis causas.

"O diagn�stico baseia-se na hist�ria cl�nica e evolutiva da queixa, no exame m�dico completo, exames laboratoriais e audiometria. Eventualmente, o m�dico pode necessitar de solicitar outros exames complementares como tomografia e resson�ncia magn�tica", esclarece.

Atualmente, a medicina disp�e de um amplo arsenal terap�utico para o tratamento do zumbido, como aparelhos de amplifica��o sonora com recurso de mascaramento do zumbido, terapia de enriquecimento sonoro e tratamento medicamentoso. "O zumbido foi negligenciado por d�cadas pela medicina e por isso passou a ser visto como algo intrat�vel. Nada mais longe da verdade", finaliza Bittar.

Coment�rios

Mais not�cias