• Siga o Meia-Hora nas redes!

De olhos abertos no frio

Especialista d� dicas para se proteger das alergias oculares durante o inverno

Segundo a Organiza��o Mundial de Sa�de (OMS), 57 milh�es de brasileiros sofrem com algum tipo de alergia. Em mais da metade dos casos, ela se manifesta nos olhos. Com a chegada do frio, isso acontece com ainda mais frequ�ncia.

"Al�m de gripes e resfriados, as alergias oculares tamb�m s�o bastante comuns neste per�odo", garante o m�dico oftalmologista Andr� Lu�s Alvim Malta, consultor das �ticas Diniz.

Os fatores que desencadeiam as altera��es visuais durante o inverno s�o muitos, mas o principal � a poeira, de acordo com ele.

"As temperaturas mais frias, a falta de chuva, a baixa umidade do ar, assim como os gases emitidos pelos autom�veis, agravam o problema da polui��o. E, com isso, os olhos acabam ficando secos com mais frequ�ncia", afirma Malta.

Outro vil�o da sa�de dos olhos na esta��o � o �caro, que volta a circular nos ambientes por meio do uso de roupas, agasalhos e cobertores que estavam em guarda-roupas escuros ou fechados.

"Al�m de todos esses componentes, a gen�tica influencia e muito o aparecimento das alergias oculares. Por isso, � preciso estar atento ao surgimento de sintomas como ardor, coceira, secre��o, irrita��o, incha�o e olhos vermelhos, que indicam que algo n�o est� bem", ressalta o oftalmologista.

Mesmo no inverno � preciso usar �culos escuros, pois ajuda a proteger os olhos contra os raios ultravioletas UVB/UVA mesmo em dias nublados, chuvosos ou com pouco sol. "O acess�rio s� � seguro quando comprado em �ticas de confian�a", diz.

Coment�rios

Mais not�cias