• Siga o Meia-Hora nas redes!

Alerta de outras doen�as

M�dico explica que � preciso diagn�stico certo

As dores de est�mago est�o longe de ter somente uma causa. Segundo o gastroenterologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Eduardo Berger, realizar o diagn�stico correto � essencial para evitar confus�o com doen�as que tenham sintomas semelhantes.

O conselho do m�dico est� relacionado a um inc�modo comum, conhecido como dor na "boca do est�mago", localizada no ponto mais alto da regi�o mediana do abd�men. Berger explica que, nestes casos, pode haver um engano quanto ao motivo.

"In�meras situa��es cl�nicas provocam sintoma doloroso naquele local, o que confunde quem o est� sentindo. O inc�modo pode estar atrelado a problemas b�leo-pancre�ticos, ou seja, no f�gado, ves�cula e p�ncreas. Al�m disso, pode estar relacionado com problemas card�acos e outras afec��es digestivas, que envolve apendicite, verminose e outras doen�as intestinais", ressalta.

Para evitar um diagn�stico incorreto, observar as caracter�sticas da dor � o primeiro passo. Entre os pontos a serem questionados, segundo o m�dico, est�o a forma como o sintoma surgiu, o tipo, o ritmo, a periodicidade e quais fatores o fazem melhorar ou piorar.

Somente ap�s a confirma��o de tratar-se de uma doen�a estomacal, � que os cuidados com alimenta��o e h�bitos de vida ser�o aconselhados. O gastroenterologista afirma que, realmente, na maioria dos casos, o consumo de caf� e �lcool piora o quadro.

Coment�rios

Mais not�cias