• Siga o Meia-Hora nas redes!

Cuidados durante o frio

Cardiologista explica que pessoas com problemas de sa�de devem ficar atentas

Praticar exerc�cios no inverno requer mais cuidados, principalmente no caso de quem tem fatores de risco
Praticar exerc�cios no inverno requer mais cuidados, principalmente no caso de quem tem fatores de risco - divulga��o

Especialistas sempre alertam que todos precisam de libera��o m�dica para praticar atividades f�sicas, mas pessoas com problemas de sa�de pr�-existentes como hipertens�o e cardiopatias necessitam de ainda mais cuidado, principalmente durante o inverno.

Segundo o supervisor de cardiologia do Hospital do Cora��o (HCor), Ricardo Pavanello, nos dias de baixas temperaturas, os vasos sangu�neos ficam mais contra�dos, o que pode dificultar a circula��o. E, al�m disso, durante os exerc�cios, a demanda por oxig�nio dos tecidos aumenta, fazendo com que o m�sculo card�aco precise trabalhar mais para cumprir sua fun��o de maneira adequada. Com vasos mais estreitos, aumenta tamb�m a press�o arterial, sobrecarregando o cora��o.

No inverno tamb�m ocorre um aumento de algumas doen�as. Em geral, s�o as chamadas infecciosas (por v�rus e bact�rias), pois h� maior vulnerabilidade do organismo em consequ�ncia do frio. Elas s�o consideradas perigosas para as crian�as, idosos e portadores de doen�as do aparelho circulat�rio, como press�o alta, doen�as das coron�rias (angina, infarto, cirurgias card�acas ou angioplastias), al�m de doen�as cr�nicas, como o diabetes.

Para Pavanello, o ideal � iniciar os exerc�cios no meio da manh�, pois nas primeiras horas do dia, com as baixas temperaturas, o risco de infarto aumenta.

"Acredita-se que o ritmo circadiano, que determina as varia��es de sono, apetite e libera��o hormonal, seja um dos mecanismos respons�veis. Entre �s 4h e 9h da manh�, h� maior libera��o de cortisol, horm�nio secretado pela gl�ndula suprarrenal, que tem rela��o com frequ�ncia card�aca, di�metro dos vasos sangu�neos e aumento da press�o", aconselha.

Risco aumenta em at� 30%

No frio, as complica��es para doen�as cardiovasculares, como o infarto, podem aumentar em at� 30%, segundo a American Heart Association. Nesta �poca do ano aumentam as chances de desencadear problemas card�acos e o cora��o trabalha num ritmo mais acelerado. Por isso, � preciso que praticantes de atividades f�sicas que possuem fatores de riscos, como tabagismo, press�o alta, diabetes e colesterol alto, tenham cuidados redobrados.

Antes de iniciar a pr�tica esportiva, os exames cardiol�gicos devem ser feitos, em qualquer �poca do ano, pois ajudam a prevenir doen�as cardiovasculares. "Quando j� existem fatores de risco como obesidade, diabetes, � aconselhado que sejam realizados exames para observar se existe algum problema no cora��o", afirma o m�dico.

O esportista que se exercita no inverno deve saber que no rosto, m�os e p�s est�o os mais sens�veis sensores de temperaturas, justamente onde devemos nos proteger mais das baixas temperaturas.

Coment�rios

Mais not�cias