• Siga o Meia-Hora nas redes!

Doen�a � muito comum

Problema cr�nico de pele atinge 25% das crian�as e 7% dos adultos brasileiros

A dermatite at�pica � uma doen�a de pele comum entre brasileiros. At� 25% das crian�as e at� 7% dos adultos podem apresentar epis�dios. Trata-se de uma doen�a cr�nica, heredit�ria e n�o contagiosa, que, em decorr�ncia das les�es na pele e coceiras, pode afetar a autoestima do paciente e sua intera��o social.

Pacientes com o problema n�o possuem a barreira protetora da pele e convivem com alergia cut�nea que pode desencadear pele seca, erup��es que co�am e crostas, principalmente nas dobras do corpo, como pesco�o, cotovelo e atr�s do joelho. Outras caracter�sticas da doen�a s�o esfolia��es causadas por coceira, altera��es na cor, vermelhid�o ou inflama��o da pele, que tamb�m podem surgir ap�s irrita��es prolongadas, gerando eczemas.

"Na maioria dos casos, os pacientes n�o possuem na pele a subst�ncia que auxilia no fator natural de hidrata��o, sendo assim, � como se faltasse uma pel�cula gordurosa na pele do indiv�duo e � essa pel�cula que protege das agress�es externas. Uma das queixas mais comuns de quem tem a doen�a � o impacto na vida social", explica Ana M�sca, m�dica da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A doen�a � controlada com a identifica��o e tratamento dos fatores desencadeantes, al�m de medica��o. Alguns dos fatores para o desenvolvimento da doen�a s�o: contato com materiais �speros, poeira, detergentes e produtos de limpeza, roupas de l� e tecido sint�tico, temperaturas extremas, infec��es, alguns alimentos e o estresse emocional.

Coment�rios

Mais not�cias