• Siga o Meia-Hora nas redes!

Justa homenagem

Militares mortos no Rio s�o lembrados em Bras�lia

Militares alertas durante a megaopera��o que combateu o tr�fico nos complexos do Alem�o, da Mar� e da Penha, na quarta-feira
Militares alertas durante a megaopera��o que combateu o tr�fico nos complexos do Alem�o, da Mar� e da Penha, na quarta-feira - Severino Silva

Os tr�s militares mortos esta semana, durante opera��es das For�as de Seguran�a nos complexos do Alem�o, da Penha e da Mar�, foram homenageados durante cerim�nia pelo Dia do Soldado, comemorado hoje. O evento aconteceu no Pal�cio do Planalto, em Bras�lia.

"Hoje uma na��o agradecida honra a mem�ria dos militares que pereceram ao desempenho de sua miss�o", disse o presidente Michel Temer, lembrando o cabo Fabiano de Oliveira Santos e os soldados Jo�o Viktor da Silva e Marcos Vinicius Viana Ribeiro.

O comandante do Ex�rcito, general Eduardo Villas B�as, criticou as autoridades estaduais por falta de empenho na Interven��o Militar. Em mensagem lida por um oficial, o general diz que ap�s seis meses de interven��o "exigem-se solu��es de curto prazo, contudo, nenhum outro setor dos governos locais empenhou-se com base em medidas socioecon�micas para modificar os baixos �ndices de desenvolvimento humano, o que mant�m o ambiente prop�cio � prolifera��o da viol�ncia". Na mesma mensagem, o general diz que "o componente militar �, aparentemente, o �nico a engajar-se na miss�o".

Opera��o chega ao fim

A megaopera��o das For�as Armadas no Complexo da Mar�, Penha e Alem�o acabou com 86 presos, oito mortos (entre eles tr�s militares) e 1,5 tonelada de drogas apreendidas. Al�m disso, 53 armas e 4,7 mil muni��es foram encontradas. De acordo com o Comando Militar do Leste (CML), as equipes do Ex�rcito deixaram as comunidades ontem � tarde e, agora, as �reas ser�o patrulhadas pela Pol�cia Militar.

Coment�rios

Mais not�cias