• Siga o Meia-Hora nas redes!

Dia D de vacina

Minist�rio da Sa�de orienta postos a abrir s�bado

Os munic�pios do estado do Rio que ainda n�o atingiram a meta de vacinar 95% das crian�as contra a poliomielite e o sarampo devem abrir os postos de sa�de no s�bado. A orienta��o foi divulgada, ontem, pelo Minist�rio da Sa�de. Cerca de 3,3 milh�es de crian�as, de todo o pa�s, ainda n�o foram imunizadas contra as doen�as. O Rio de Janeiro est� entre os estados com menor cobertura vacinal, com 51,2% para p�lio e 52,4% para sarampo.

A pasta alertou que a organiza��o da mobiliza��o no final de semana � de responsabilidade de cada munic�pio e que, portanto, � necess�rio verificar com as secretarias municipais quais postos estar�o abertos. At� ter�a-feira, 70% das crian�as brasileiras haviam sido vacinadas. Foram aplicadas, ao todo, mais de 15,7 milh�es de doses das vacinas.

At� o momento, Amap� � o �nico estado que j� superou a meta de vacina��o, atingindo 99,81% para p�lio e 99,43% para sarampo. As capitais Macap�, do Amap�, e Porto Velho, de Rond�nia, tamb�m superaram a meta, atingindo 100% para p�lio e 99,8% para sarampo e 98,3% para p�lio e 98,3% para sarampo, respectivamente.

Este ano, a vacina��o � feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crian�as que j� est�o com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de sa�de para receber mais um refor�o.

No caso da p�lio, as crian�as que n�o tomaram nenhuma dose ao longo da vida v�o receber a vacina injet�vel e as que j� tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. Para o sarampo, todas as crian�as com idade entre um ano e 5 anos v�o receber uma dose da tr�plice viral, desde que n�o tenham sido vacinadas nos �ltimos 30 dias.

Coment�rios

Mais not�cias