• Siga o Meia-Hora nas redes!

Frio causa dor no corpo

Fisioterapeuta fala sobre os tratamentos e como evitar inc�modos

Pelo Serrano, Marcelo Mariola faz seu �ltimo jogo da carreira
Pelo Serrano, Marcelo Mariola faz seu �ltimo jogo da carreira - Ag�ncia FFERJ / Divulga��o

Para se proteger nos dias mais frios, durante o inverno � comum ver as pessoas andando pelas ruas cada vez mais encolhidas e com o corpo numa posi��o de "fechamento". Isso ocorre por uma defici�ncia no suporte sangu�neo e causa queda no metabolismo, encurtamento das fibras musculares, limita��o articular e altera��es biomec�nicas e posturais, o que acaba por dificultar alguns movimentos naturais do corpo. Todos esses fatores s�o respons�veis pelo aumento de dores, principalmente nas regi�es lombar e cervical.

Patr�cia Prieto, fisioterapeuta e propriet�ria da cl�nica que leva seu nome, em S�o Paulo, explica que os tratamentos mais utilizados s�o as terapias posturais, a cinesioterapia, massagens e acupuntura com moxas e ventosas, que melhoram a circula��o do sangue e aceleram o metabolismo. Entretanto, existem tamb�m alguns cuidados que podem ser tomados dentro de casa e s�o capazes de diminuir desconfortos e o aumento das dores.

"� importante fazer todo o poss�vel para manter o corpo aquecido, principalmente nas extremidades, evitando ao m�ximo que o nosso organismo sofra com as altera��es clim�ticas e, consequentemente, posturais. Atividades f�sicas e banhos com �gua quente podem ajudar nesta quest�o, mas, tamb�m, � necess�rio evitar tomar golpes de ar frio", explica a profissional.

Al�m disso, a especialista refor�a que o consumo de gengibre, pimenta e outros alimentos capazes de aquecer o organismo podem ajudar a manter a temperatura nessa esta��o, que termina no pr�ximo dia 22.

Mais aten��o

Por mais que as dores possam acometer todos os tipos de pessoas, � importante que pacientes com problemas nas articula��es, como artrites e artroses, tomem ainda mais cuidado. No inverno, essas inflama��es j� existentes tendem a se agravar e, al�m disso, pessoas em per�odo p�s-operat�rio, com patologias nevr�lgicas e que estiveram gripadas tamb�m podem sofrer com crises agudas de dores, j� que, a tosse e os resfriados exigem muito da musculatura da coluna.

Coment�rios

Mais not�cias