• Siga o Meia-Hora nas redes!

Cuidado com o cora��o

Campanha pretende reduzir em 50% as mortes por infarto entre brasileiros

O m�s de setembro come�ou, trazendo com ele a cor vermelha. Isso porque o per�odo � marcado pela campanha 'Cora��o Alerta', da Sociedade Brasileira de Hemodin�mica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A a��o prev� conscientizar a popula��o sobre o infarto agudo do mioc�rdio e, consequentemente, reduzir a quantidade de casos por ano.

H� alguns fatores de risco que tornam uma pessoa mais prop�cia ao infarto, como estresse, tabagismo, diabetes, sedentarismo, hipertens�o arterial, hist�rico familiar de problemas coronarianos, alto �ndice de colesterol, obesidade e ansiedade. Mas, apesar desses fatores, o infarto pode acontecer com qualquer um.

A primeira pista de que uma pessoa pode estar sofrendo um infarto � um grande desconforto, causado por uma dor intensa sentida no centro do peito e irradiada para a mand�bula, pesco�o, ombros e bra�os, principalmente o esquerdo. Al�m disso, � poss�vel ter uma sensa��o de desmaio, suor excessivo, n�usea e falta de ar. "Quando o corpo 'falar', � sinal de que o cora��o est� em alerta, por isso, procure socorro imediatamente", explica H�lio Castello, cardiologista e diretor da campanha.

Estudo do Minist�rio da Sa�de revelou que os homens vivem em m�dia 7 anos menos que as mulheres. A principal causa de morte no sexo masculino s�o as doen�as cardiovasculares. Eles s�o mais afetados porque t�m h�bitos mais prejudiciais � sa�de - fumam mais, ingerem mais bebidas alco�licas e praticam menos exerc�cios f�sicos.

Coment�rios

Mais not�cias