Mais Lidas

Diferença diminui

Segundo Ibope, Witzel tem 56% e Paes, 44%

Pelo terceiro dia seguido, Pavão-Pavãozinho teve operação policial
Pelo terceiro dia seguido, Pavão-Pavãozinho teve operação policial -

A segunda pesquisa Ibope divulgada ontem para o governo do Rio revela que a diferença entre os candidatos Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM) caiu oito pontos percentuais. O ex-juiz federal registrou 56% dos votos válidos, enquanto o ex-prefeito chegou a 44%. Na amostra anterior, Witzel tinha 60% e Paes, 40%.

O Ibope também mediu os votos totais dos candidatos. Segundo o instituto, Wilson Witzel teve 48% e Eduardo Paes, 38%. Brancos e nulos foram 11%. Não sabe: 3%.

Após o debate de ontem do SBT, Paes comemorou a redução da diferença e também atacou o adversário. "As pessoas estão conhecendo o candidato (Witzel). Elas votaram (no primeiro turno) em quem não faziam ideia de quem era. Elas imaginavam que ele fosse (os juízes) Marcelo Bretas e Sérgio Moro. Não é. Ele é cheio de maracutaia e história esquisita", disse o ex-prefeito.

Já Witzel lembrou que, no primeiro turno, os institutos de pesquisa não o indicaram como líder durante a campanha, o que só ocorreu na amostra de boca de urna. O ex-magistrado teve 3,1 milhões (41,2%) de votos e Paes, 1,4 milhão (19,5%). "A minha melhor pesquisa é na urna. Tenho andado nas ruas e vejo a mesma coisa que eu via antes: o carinho da população. Aumentou exponencialmente. Acredito que teremos mais uma surpresa na eleição. Eu já não consigo andar nas ruas por causa de tanto carinho que tenho recebido", rebateu.

A pesquisa, encomendada pelo Grupo Globo, ouviu 1.512 eleitores em 41 municípios. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.