Mais Lidas

Delícias da Primavera

Nutricionista explica os benefícios de consumir frutas disponíveis nesta estação

Frutas tiveram queda no preço em 1,13% no mês de fevereiro, segundo IBGE. -

Mais oferta em quantidade e diversidade, mais sabor, mais barato e mais saudável. Esses são os benefícios de se consumir as frutas típicas da Primavera.

De acordo com Luciana Oliveira, nutricionista da RPS Group, consumir frutas traz diversos benefícios para a saúde.

"As frutas são uma boa opção no que se refere à ingestão de antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras que auxiliam na promoção da saúde. Com o verão se aproximando (a estação começa no mês que vem), assim como a alta ingestão de líquidos para uma boa hidratação, também é indicado um alto consumo de frutas", aconselha a especialista.

Ao invés de fazer suco com as frutas, é preferido consumi-la naturalmente. "Segundo a OMS e o Ministério da Saúde, o consumo adequado de frutas é de três porções ou mais diariamente, dando preferência para as in natura (inclusive consumindo a casca) ao invés de sucos. Existem estudos que comprovam grande relação na prevenção de mortes com o consumo de um número maior de frutas ao dia por conta do seu potencial auxiliador imunológico", explica Luciana.

Ela conta que alimentos fora de safra são prejudicados pela temperatura e uso de agrotóxicos. "Isso pode modificar o sabor e as propriedades nutricionais".

Para saber as frutas da época, a especialista indica consultar o Ministério da Agricultura e Pecuária, inclusive nas redes sociais. "As tabelas de safras podem auxiliar melhor na escolha das frutas e hortaliças", aponta ela.

VEJA OS BENEFÍCIOS DE CADA UMA DAS FRUTAS DISPONÍVEIS DURANTE A PRIMAVERA

ABACATE: Possui muitas vitaminas como B, C, A e E, além de cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Auxilia na prevenção do câncer, no controle do colesterol, na visão, possui benefícios para o coração e antioxidantes que auxiliam no sistema imunológico.

ABACAXI: Tem grande quantidade de vitamina do complexo C, B e E, magnésio, potássio, iodo, cobre e manganês, além de fibras. Auxilia no coração, sistema imunológico e sistema nervoso. Tem potencial diurético, evitando a retenção hídrica.

AMEIXA: Tem um poder antioxidante elevado, além de ter fibras que auxiliam na redução do colesterol e reduz riscos de osteoporose. A fruta também auxilia no funcionamento do intestino.

BANANA: Fonte de potássio, vitamina do complexo B e C. Ajuda a reduzir a pressão arterial, auxilia na digestão e a melhorar a visão e no fortalecimento dos ossos.

CAJU: Rico em cobre, magnésio, cálcio, anti-inflamatórios e antioxidantes. Auxilia na regulação do colesterol, no sistema imunológico, ajuda a prevenir o câncer.

CEREJA: Rica em antioxidante, potencialmente anti-inflamatória, rica em vitamina A e C. Contém minerais como potássio, ferro, zinco, cobre e manganês. Auxilia na prevenção contra o câncer e é um calmante natural para os neurônios.

KIWI: Ótima fonte de vitamina C, E e B6. É rico em niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato. Possui efeito anti-inflamatório e antioxidante. Auxilia na digestão das enzimas e na imunidade, e ajuda a regular a pressão arterial.

LARANJA: Possui grande quantidade de vitamina C, potássio, cálcio, ácido fólico, magnésio, fósforo e ferro. Auxilia no controle da pressão, estimula peristalse do intestino e auxilia o sistema imunológico.

LIMÃO: Rico em vitamina C, antioxidantes e citrato. Auxilia na cicatrização, no sistema imunológico e tratamento da hipertensão arterial.

MAÇÃ: Fonte de vitaminas A, B, C e E, potássio, ferro, cálcio, fibras, quercetina e pectina. Esta ultima é encontrada na casca e desperta a sensação de saciedade. A quercetina auxilia no combate ao envelhecimento das células. Auxilia na redução do colesterol, no controle da glicemia, pode reduzir riscos de AVC e possui antioxidantes que melhoram a capacidade respiratória.

MELANCIA: Tem grande quantidade de betacaroteno, potássio e vitaminas do complexo A e B. É ótima para hidratação. Auxilia o sistema imune e o funcionamento da função renal.

MORANGO: Apresenta vitaminas C, K e B, tem silício, potássio, manganês e magnésio. Auxilia o sistema imunológico evitando a produção de radicais livres.

PERA: Possui grande quantidade de fibras, vitaminas A, C e B, potássio e cálcio. Por conta das fibras, estimula o trato gastrointestinal e auxilia na redução do colesterol.