Mais Lidas

Danúbia no semiaberto

Mulher de Nem da Rocinha cumpriu 1/6 da pena e ganhou na Justiça o benefício

Danúbia: progressão de pena
Danúbia: progressão de pena -

A mulher do traficante Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, condenada a mais de 17 anos de cadeia, ganhou da Justiça a progressão do regime fechado para o semiaberto. Danúbia de Souza Rangel, recebeu o benefício da Vara de Execuções Penais (VEP), no último dia 11.

Além de ter cumprido 1/6 da pena, um dos requisitos previstos na Lei de Execução Penal para a concessão da progressão da pena, Danúbia preencheu os requisitos subjetivos para passar para o semiaberto, entre eles não ter cometido nenhuma falta disciplinar grave nos últimos 12 meses.

A mulher de Nem cumpria pena na Penitenciária Nelson Hungria, no Complexo de Gericinó, Zona Oeste do Rio, que abriga presos no regime fechado. A juíza, na recente decisão, determinou que Danúbia fosse transferida para outra unidade prisional que abriga presos do regime semiaberto.

No regime semiaberto, o preso pode deixar a cadeia para trabalhar, estudar e visitar a família, mas precisa comprovar vínculo empregatício ou matrícula em unidade de ensino para que a Justiça autorize as saídas. Segundo o Tribunal de Justiça, a defesa de Danúbia pediu, por enquanto, que ela tenha permissão de sair apenas para visitar a família.

Danúbia foi condenada a 17 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de associação para o tráfico e corrupção ativa. Ela é acusada de auxiliar o marido no comando do tráfico de drogas da Rocinha após a prisão de Nem.

'Saidão de Natal'

No dia 24, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) cumpriu determinação judicial sobre o 'Saidão de Natal'. Foram beneficiados com a medida 1.894 internos do sistema penitenciário, que deverão retornar aos presídios nos dias 30 e 31 de dezembro. A mulher de Nem não teve direito ao benefício.

Saidão beneficia quase dois mil

a