Mais Lidas

Cirurgião plástico Gustavo Aquino faz alerta sobre busca do corpo perfeito

 "As pessoas estão buscando estar dentro do padrão estabelecido para se sentirem incluídas, recorrendo às cirurgias plásticas", afirma especialista

 Gustavo Aquino, cirurgião plástico
Gustavo Aquino, cirurgião plástico -
De acordo com os dados divulgados em um estudo feito recentemente pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), no período de 2008 até 2012, o número de cirurgias em jovens entre 14 e 18 cresceu 141%. Já os números referentes aos procedimentos em adultos, o número, entre a mesma data, subiu 36%. O cirurgião plástico Gustavo Aquino faz alerta sobre busca do corpo perfeito.
“Hoje em dia, todo mundo busca um corpo perfeito. Parece existir uma cobrança em cima do visual estético que é influenciado pelas redes sociais. As pessoas também estão bem ansiosas, querem resultados em pouco espaço de tempo. De certa maneira, elas buscam ficar dentro do padrão estabelecido para se sentirem incluídas”, esclarece o médico.
Com a popularização das redes sociais, a busca pelo corpo perfeito, considerado padrão entre os influenciadores digitais, é um dos principais motivos que levam jovens aos consultórios médicos para realizar procedimentos de estética. O médico-cirurgião plástico Gustavo Aquino, especialista quando o tema é cirurgia plástica, entende que existe uma cobrança na cabeça dos jovens em cima do visual estético que é influenciado pelas redes sociais.

A lipoaspiração é a cirurgia mais realizada no Brasil, seguida do implante de silicone nas mamas. Em relação às cirurgias para o mundo masculino, o relatório da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) informa que as cirurgias mais procuradas pelos homens são a ginecomastia e a lipoaspiração.

“No caso da lipoaspiração é preciso identificar se realmente o procedimento é necessário. Pessoas que possuem pouca gordura abdominal e quiserem obter um resultado mais atlético, podem realizar a Lipo HD ou de alta definição. No caso dos homens, os procedimentos mais procurados são ginecomastia, que reduz um crescimento excessivo das mamas, e as lipoaspiração. Nas mulheres, implantar silicone e também lipoaspiração, são as mais procuradas”, explica o doutor.