Mais Lidas

Prefeitura de Niterói prorroga isolamento social até 30 de abril

Decisões foram tomadas após reuniões do prefeito com especialistas em saúde pública, empresários e representantes do MP

Redução de ônibus intermunicipais a 30% da frota e restrição a táxis de outros municípios e transportes por aplicativo de fora de Niterói continuam até 02/05
Redução de ônibus intermunicipais a 30% da frota e restrição a táxis de outros municípios e transportes por aplicativo de fora de Niterói continuam até 02/05 -
A Prefeitura de Niterói vai prorrogar o período de isolamento social na cidade até o dia 30 de abril e ampliará a restrição da circulação com municípios vizinhos a partir desta quinta-feira, dia 23. Só poderão entrar em Niterói pessoas que trabalham na cidade em atividades essenciais. De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, as decisões foram tomadas após reuniões com especialistas em saúde pública da Fiocruz, UFF e UFRJ, além de empresários e representantes do MP, que formam o grupo de trabalho governamental no combate ao coronavírus. De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira à noite, Niterói tem 238 casos confirmados da doença, 45 hospitalizados com 13 deles em Unidades de Terapia Intensiva, 81 em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Fundação de Saúde do Município, 16 mortos e 96 pacientes recuperados.
VEJA MAIS

“Seria imprudente neste momento não estender a quarentena. Não podemos colocar em risco todo o esforço feito até agora com o isolamento social e outras medidas que fazem com que Niterói vença a guerra contra o Covid-19”, afirmou Rodrigo Neves, ressaltando ainda que, nos próximos dias, será montado um plano para a retomada das atividades econômicas na cidade. “Mas, isso será feito de forma gradual e segura, com responsabilidade", reiterou ele.

Já o plano de restrição de circulação de veículos vindos de municípios vizinhos entra numa nova etapa a partir desta quinta: só poderão entrar carros de outras cidades que exerçam atividades profissionais essenciais em Niterói. Os empregados precisarão apresentar crachá, contracheque ou carteira de trabalho com o endereço do empregador na cidade. No último dia 4, foi instituída a restrição de acesso de ônibus intermunicipais a 30% da frota e proibida a circulação de táxis de outros municípios. E, no dia 11, a restrição de acesso à Niterói foi ampliada para transportes por aplicativo de fora de Niterói. Essas medidas estão valendo até o próximo dia 2 de maio.
“É fundamental que a gente promova o isolamento social em Niterói, mas que o cidadão das outras cidades também faça o isolamento. Peço a vocês, moradores de cidades vizinhas, que também cumpram o apelo de seus prefeitos, respeitando as determinações orientadas pelas autoridades sanitárias, de só saírem de casa nos casos de extrema necessidade e usando a máscara”, reforçou o prefeito.
O chefe do Executivo niteroiense anunciou também que será aberta uma exceção à quarentena, entre os dias 23 e 30 de abril, para uma série de atividades comerciais. Poderão funcionar serviços médicos e odontológicos, fisioterapia, óticas, lojas de material hospitalar, atividades relacionadas à manutenção de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, conserto de bicicletas e bancas de jornal. 
"Todos esses estabelecimentos deverão determinar providências para que não exista aglomeração em seus espaços, exigir o uso de máscaras e disponibilizar álcool em gel para que o serviço funcione de forma segura", lembrou Rodrigo.