Mais Lidas

Com a menor taxa de letalidade da região, Niterói faz 2.500 testes rápidos em dez dias

Cidade tem, até esta data, 1063 infectados, entre eles 535 doentes em isolamento domiciliar, 388 curados e 53 mortos

Teste sorológico é feito a partir do oitavo dia dos sintomas identificados pela equipe do Programa Médico de Família
Teste sorológico é feito a partir do oitavo dia dos sintomas identificados pela equipe do Programa Médico de Família -
Com a ampliação do programa de testagem massiva, a Prefeitura garante já ter feito mais de 2.500 testes rápidos nos últimos 10 dias e conseguido um quadro mais realista da propagação do coronavírus na cidade. A intenção é conhecer o comportamento da Covid-19 e, dessa forma, estabelecer estratégias mais efetivas no combate à doença. Niterói tem, até esta data, 1063 infectados, entre eles 535 doentes em isolamento domiciliar (acompanhados pela Fundação Municipal de Saúde), 388 curados e 53 mortos. A taxa de letalidade permanece a mais baixa da Região Metropolitana: 4,98%.
O protocolo de testagem, elaborado pela Prefeitura em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), determina que o teste sorológico seja feito a partir do oitavo dia dos sintomas identificados pela equipe de atenção básica do Programa Médico de Família. O prefeito Rodrigo Neves lembrou que o plano do governo municipal é seguir as experiências internacionais bem sucedidas. Ao longo da curva da pandemia, a municipalidade espera testar um a cada 10 habitantes. O Brasil tem uma taxa de testagem atualmente de 1 a cada 2.850 brasileiros.
“Niterói foi a primeira cidade da Região Metropolitana a enfrentar com força o coronavírus e, dessa forma, evitar uma tragédia humanitária e sanitária. Foram diversas ações até o momento, como a realização da testagem rápida, a abertura do centro de referência de quarentena, os bloqueios sanitários e as medidas sociais e de apoio econômico. Somado a isso, temos a conscientização da população, que vem cumprindo o isolamento social. Por isso, é tão importante que a gente persevere seguindo as orientações das autoridades de saúde e ficando em casa, indo à rua apenas para as atividades essenciais”, enfatizou Rodrigo Neves.