Mais Lidas

Projeto social oferece exame gratuito na Baixada, no sábado

Avaliação pode ajudar na recuperação de pacientes com histórico de doença respiratória

Especialista do projeto Brasil Sem Alergia realiza espirometria em um de seus pacientes
Especialista do projeto Brasil Sem Alergia realiza espirometria em um de seus pacientes -
Existem algumas doenças que podem comprometer o bom funcionamento do sistema respiratório, principalmente em um ano que enfrentamos uma epidemia do novo coronavírus. É importante estar atento ao desempenho do principal órgão do sistema, o pulmão. Doenças respiratórias, como a bronquite, asma, enfisema, podem causar um certo desgaste do tecido pulmonar, prejudicando a respiração. Uma vez o processo respiratório estando insuficiente, compromete a capacidade de oxigenação de todo o corpo, o que pode levar a sérios problemas de saúde. O coração, por exemplo, pode ser afetado pela má oxigenação, pois leva o órgão a trabalhar mais para fazer a circulação sanguínea no corpo. Portanto, estar atento ao sintoma de falta de ar é uma importante forma de prevenir outras doenças em decorrência da má oxigenação, além de preservar a boa performance do pulmão e demais órgãos do sistema respiratório.
A pessoa que tiver qualquer suspeita sobre a dificuldade em respirar, deve procurar ajuda médica com urgência, pois além de todas as doenças já conhecidas como asma e bronquite, esse ano a Covid-19 passou a integrar o quadro de doenças respiratórias que podem evoluir para um caso grave, levando alguns pacientes até mesmo a óbito. Em conjunto à avaliação médica, alguns exames clínicos ajudam a identificar os possíveis problemas respiratórios que podem estar afetando o paciente. Um dos exames que ajuda nesse processo de diagnóstico é a função pulmonar, também conhecido como espirometria.
"Através de um aparelho que captura o sopro do paciente, é feita a análise da quantidade e velocidade do fluxo respiratório e isso possibilita identificar doenças crônicas como asma e bronquite. Outro benefício do exame é que ele é indolor e não é invasivo", destaca o médico Marcello Bossois, coordenador técnico do projeto social Brasil Sem Alergia, que já atendeu milhares de pacientes no país e desde o início da epidemia, passou a receber um número maior de pacientes que buscam orientação de como cuidar da saúde respiratória. Até o início da epidemia, o projeto oferecia o exame de espirometria gratuitamente através de patrocínio, que foi interrompido em função da disseminação e agravamento do vírus.
A boa notícia é que no próximo sábado (dia 3), uma das unidades vai oferecer o exame gratuitamente. O mutirão vai acontecer entre 13h e 17h na unidade de atendimento de Duque de Caxias, que fica na Rua Conde de Porto Alegre 155, bairro 25 de Agosto. O agendamento pode ser feito por WhatsApp no número 21 99374-2042.
Os pacientes de outros Municípios e Estados também podem contar com o atendimento gratuito da equipe médica através da telemedicina, além de terem a possibilidade de tirar dúvidas sobre diversos assuntos de saúde através do canal no YouTube, inclusive dúvidas a respeito da Covid-19.
Os cuidados com a saúde respiratória podem ajudar a reduzir os riscos de complicações em função do coronavírus, medida que ajuda a reduzir o impacto devastador da doença no Brasil e no mundo. Pesquisas avançam em diversos laboratórios e já existe uma previsão de que a vacinação possa começar em alguns meses. Enquanto isso não ocorrer, a prevenção no contágio e a cautela nos cuidados com o organismo são fundamentais para diminuir o impacto da doença no mundo.
Especialista do projeto Brasil Sem Alergia realiza espirometria em um de seus pacientes Divulgação
Especialista do projeto Brasil Sem Alergia realiza espirometria em um de seus pacientes Divulgação

Comentários