• Siga o Meia-Hora nas redes!

Mitos e verdades sobre a rede 4G

A rede 4G já é bem consolidada no Brasil, mas ainda há dúvidas sobre o seu uso. Bruno Vasconcellos, Diretor Comercial da Regional Sudeste da TIM, levantou as principais questões para esclarecer todas as dúvidas sobre a tecnologia. Confira!

Um aparelho 4G funciona também como 3G ou 2G?

Verdade. Assim como os chips 3G funcionam em celulares 2G, os 4G funcionam nos aparelhos 3G. Porém, para ter a experiência 4G, o usuário precisa de aparelho e chip compatíveis com essa tecnologia.

Internet 4G é mais cara do que a 3G?

Mito. As operadoras oferecem a internet com base na franquia de dados contratada, independentemente da tecnologia utilizada.

É impossível fazer ligações pela rede 4G?

Mito. A ligação via rede 4G é feita por meio de tecnologia com qualidade superior às chamadas na rede 2G ou 3G. Ela traz alta definição de voz, redução do consumo de bateria e maior velocidade e estabilidade nas chamadas. A TIM já disponibiliza a tecnologia para os clientes pré e pós-pagos em mais de 1.559 cidades brasileiras, inclusive no Rio e na Região Metropolitana.

Todos os smartphones 4G comprados no exterior funcionam normalmente no Brasil?

Mito. O aparelho precisa ser homologado pela Anatel e compatível com a frequência da operadora.

É possível utilizar o 4G de uma operadora brasileira no exterior?

Verdade. Para navegar na rede 4G fora do Brasil, o cliente precisa ter um aparelho compatível com a frequência do país visitado e um chip da tecnologia 4G. No caso da TIM, é possível navegar na Alemanha, Arábia Saudita, Bélgica, Canadá, Chile, Espanha, França, Holanda, Itália, Japão, Noruega, Reino Unido, Romênia, Rússia, Suíça e Taiwan.

O sinal de 4G fica restrito às grandes cidades?

Mito. A TIM foi a primeira operadora do Brasil a ativar a rede 4G em todos os 92 municípios do Rio. O cliente pode verificar no Teleco (www.teleco.com.br), portal de consultoria de telecomunicações, o mapa de cobertura das empresas. A TIM conta com a maior cobertura 4G no Brasil.

A principal diferença entre a rede 4G e a 3G é a velocidade?

Verdade. O 4G foi criado para o uso de dados apenas. Ao contrário do 3G, que também contempla voz. Assim, houve melhoria significativa em sua construção, com o objetivo de aumentar qualidade e velocidade. Até mesmo as chamadas de voz no 4G são feitas por meio de rede de dados (pacotes).

Comentários

Mais notícias