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Alerta de ponto cego

Sistema usa parâmetros gerados por sensores instalados na traseira da moto

Por MH

O sistema desenvolvido pela Continental funciona com sensores que monitoram a parte traseira e lateral da moto. O dispositivo trabalha como um radar, que avalia o trânsito
O sistema desenvolvido pela Continental funciona com sensores que monitoram a parte traseira e lateral da moto. O dispositivo trabalha como um radar, que avalia o trânsito - divulgação

Carros e motos possuem pontos cegos, não sendo possível ver o trânsito ao redor apenas pelos retrovisores. E, ao trocar de faixa, uma colisão pode ocorrer por conta disso. Já existem diversos modelos de automóveis equipados com sensores que alertam e auxiliam de forma mecânica o condutor, impedindo que ele conclua a conversão ao detectar a aproximação de outros veículos. Entretanto, os motociclistas estão menos protegidos e correm mais risco de sofrer acidentes fatais.

Em meio a esse cenário, marcas já passaram a desenvolver sistemas de detecção adaptado para motocicletas. Nesta semana, a Continental anunciou uma medida do tipo. Chamado de ARAS, o sistema funciona com sensores que monitoram a parte traseira e lateral da moto. O dispositivo trabalha como um radar de curto alcance, que avalia o trânsito durante todo o trajeto e faz uma cobertura dos pontos cegos.

Para informar o usuário, o sistema instala uma interface de LED na base dos retrovisores. Esse sinal é acionado, avisando que outro veículo está próximo e fora do campo de visão. Dessa forma, é possível alertar o piloto em situações críticas, garantindo, assim, uma condução mais segura.

Com alto nível de sensibilidade, o sistema detecta o movimento do trânsito em apenas frações de segundo, aumentando a segurança não só para o próprio condutor, mas também para todos os outros motoristas. "Até mesmo a versão mais acessível dos nossos sistemas de assistência ao motorista atende às necessidades do cotidiano, principalmente para quem vive em grandes cidades onde o trânsito é mais intenso", afirma Christian Pfeiffer, gerente de projetos da unidade de veículos de duas rodas e Powersports da Continental.

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