• Siga o Meia-Hora nas redes!

Planos de sa�de aumentam dia 1�

Conv�nios coletivos ser�o corrigidos em at� 19%

Usu�rios de plano de sa�de ter�o que desembolsar uma grana a mais a partir do dia 1�. Depois dos planos individuais, que ter�o corre��o de at� 10%, agora chegou a vez dos coletivos aqueles com mais de 30 usu�rios , terem reajuste. Embora a infla��o oficial acumulada nos �ltimos 12 meses tenha ficado em 2,85% em maio, os mais de 39,2 milh�es de benefici�rios ter�o que desembolsar quase 19% a mais. E esse aumento pode se tornar uma dor de cabe�a para os consumidores. Isso porque, apesar dos aumentos estarem previstos em contrato as operadoras podem negociar o reajuste livremente com representantes das "30 vidas" a cada 12 meses , � preciso ficar de olho para n�o pagar um reajuste abusivo, alerta o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

Mas por que isso ocorre? Como a Ag�ncia Nacional de Sa�de Suplementar (ANS) n�o regula estes reajustes anuais, pois avalia que o poder de negocia��o entre operadoras e empregadores (ou pessoa jur�dica) seja mais equilibrado.

Mesmo diante desse cen�rio desanimador, pesquisa do Idec mostra que tr�s em cada quatro consumidores que entraram na Justi�a, entre 2013 e 2017, questionando o reajuste do plano de sa�de coletivo conseguiram suspender o aumento.

Coment�rios

Mais not�cias