• Siga o Meia-Hora nas redes!

Rio dar� adeus � sacola de pl�stico

Pez�o sanciona lei proibindo item no mercado

Pelo Estado do Rio, a sacolinha de pl�stico n�o passar� mais. Pelo menos � o que espera o governador Luiz Fernando Pez�o, que sancionou lei proibindo os estabelecimentos de distribuir, gratuitamente ou cobrando, sacolas pl�sticas descart�veis, feitas com derivados de petr�leo.

A lei d� 18 meses �s micro e m�dias empresas para substituir as sacolinhas de pl�stico por sacos reutiliz�veis, com, no m�nimo, 51% de material renov�vel. Os supermercados tem 12 meses para se adaptar. Segundo Pez�o, o objetivo � estimular a conscientiza��o em torno do grave problema da polui��o. "Com o apoio da popula��o, ser� uma medida muito importante para a preserva��o do meio ambiente", disse.

As novas sacolas devem sustentar de quatro a dez quilos e ser feitas em verde, para res�duos recicl�veis; e cinza para outros. Tudo para ajudar o consumidor na separa��o do lixo e facilitar a coleta seletiva. Os estabelecimentos poder�o cobrar pelas sacolas. Em nota, o presidente da Associa��o de Supermercados do Rio (Asserj), F�bio Queir�z, manifestou apoio � lei. Ele disse que o texto pro�be os supermercados de lucrarem com a venda das sacolas e que poder�o cobrar somente o pre�o de custo. Esse valor sempre esteve embutido no das mercadorias.

Coment�rios

Mais not�cias