• Siga o Meia-Hora nas redes!

Contra sarampo e poliomielite

Campanha nacional de vacina��o come�a hoje

Come�a hoje a Campanha Nacional de Vacina��o Contra a Poliomielite e o Sarampo. A imuniza��o termina dia 31 e � voltada para crian�as entre 1 ano e 4 anos e 11 meses. A expectativa � proteger cerca de 812 mil crian�as no Estado do Rio.

Para a campanha, foram distribu�dos para os munic�pios um milh�o de doses de vacina contra o sarampo e um milh�o contra a poliomielite. No dia 18, ser� realizada uma grande a��o, o Dia D de vacina��o, quando todos os postos de sa�de estar�o funcionando e os pais poder�o aproveitar o s�bado para vacinar as crian�as contra essas doen�as. Em 2017, no estado, a cobertura vacinal contra o sarampo foi de 95% em crian�as com menos de 1 ano. Contra a poliomielite, essa taxa ficou em 82%.

A recomenda��o do Minist�rio da Sa�de � que, para a poliomielite, as crian�as que n�o tomaram nenhuma dose durante a vida receber�o a vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Os menores de 5 anos que j� tiverem tomado uma ou mais doses da vacina receber�o a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a gotinha. Sobre o sarampo, todas as crian�as receber�o uma dose da vacina tr�plice viral, que protege contra sarampo, rub�ola e caxumba, independente da situa��o, desde que n�o tenham sido vacinadas nos �ltimos 30 dias.

Coment�rios

Mais not�cias