• Siga o Meia-Hora nas redes!

Poucas crianças vacinadas no Rio

Estado é o segundo pior e campanha termina dia 31

Na reta final da Campanha de Vacinação do Ministério da Saúde contra o sarampo e a poliomelite, apenas 37% do público-alvo foi imunizado no Rio. O estado é o segundo com menor cobertura vacinal no país, atrás apenas do Pará, apesar de já ter 18 casos de sarampo confirmados, sendo 15 na capital, dois em Duque de Caxias e um em Niterói.

A campanha, que vai até dia 31 e teve o Dia D no sábado, tem a meta de imunizar 812 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos no Rio. No entanto, 517 mil crianças ainda precisam ser vacinadas.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias, que não necessitam de uma nova dose.

Apesar da campanha de vacinação ser voltada apenas para crianças, pessoas de até 49 anos podem ser vacinadas contra o sarampo. Atualmente, o Brasil enfrenta surtos da doença em Roraima e Amazonas.

Comentários

Mais notícias