Mais Lidas

Bizarro! Tumor ovariano de 50 kg é retirado de mulher em cirurgia

Acredita-se que seja o maior tumor no órgão do mundo

Operação exaustiva durou três horas e meia
Operação exaustiva durou três horas e meia -
Médicos removeram, com sucesso, o que se acredita ser o maior tumor ovariano do mundo, pesando impressionantes 50 kg, do corpo de uma mulher. A paciente - de 52 anos e que pediu anonimato - queixou-se do aumento de peso, sem saber o motivo por trás do fenômeno.

Quando ela foi capaz de se submeter a uma operação exaustiva para removê-lo - o que levou três horas e meia - o tumor havia crescido e chegado a 45% do seu peso corporal. O médico Arun Prasad, que conduziu a cirurgia no Indraprastha Apollo Hospital em Delhi, Índia, disse que ficou "em estado de choque " com a situação.

Ele declarou que nunca tinha visto um caso como esse em seus 30 anos de carreira. "Nunca testemunhei nada parecido com isso antes durante a minha profissão - em mais de três décadas de experiência. Devemos considerar um milagre que a paciente esteja se recuperando bem depois de ser operada por mais de 180 minutos", disse ele.

No momento da internação, a mulher estava com 106 kg, sendo quase metade desse peso responsável pelo enorme tumor benigno - o que poderia ter feito seu ovário explodir se não fosse retirado.

Tudo começou quando ela queixou-se de não conseguir andar devido ao inchaço dos pés. Ela também começou a sofrer de anemia severa, que fez sua hemoglobina cair - o que se revelou um grande desafio para a equipe de cirurgiões durante a operação. A mulher teve que passar por uma transfusão de sangue antes que os médicos pudessem operar.

"Ela tem sorte que os órgãos não falharam. Caso contrário, poderia ter sido fatal. Vejo como uma conquista incrível a forma como a operação foi realizada. Não havia espaço para erros. A equipe fez esforços louváveis, para dizer o mínimo", disse o médico.

Segundo ele, a mulher teve alta apenas um dia após a cirurgia, no que ele classificou como um "milagre".