Mais Lidas

Inacreditável! Veja fotos do urso com mais de 22 mil anos encontrado no gelo

Animal, já extinto há 15 mil anos, foi descoberto bem preservado por pesquisadores russos

Urso-das-cavernas é encontrado na Rússia
Urso-das-cavernas é encontrado na Rússia -

Um urso-das cavernas da Idade do Gelo foi encontrado por Pesquisadores da NEFU (Universidade Federal do Nordeste de Yakutsk) esta semana. O corpo do animal está bem preservado e foi descoberto no Ártico russo. Em nota publicada pela equipe nesta quinta-feira, 17, espécime tem entre 22 mil e 39,5 mil anos.

É a primeira vez que um animal desta espécie é encontrado com órgãos internos e tecidos moles intactos, como o focinho. Para Lena Grigorieva, importante especialista russa em espécies extintas da Idade do Gelo, este fato é um marco de "importância mundial".

Galeria de Fotos

Urso-das-cavernas é encontrado na Rússia Arquivo/NEFU RIAEN
Urso-das-cavernas é encontrado na Rússia Arquivo/NEFU RIAEN
Urso-das-cavernas é encontrado na Rússia Arquivo/NEFU RIAEN


Extinto há cerca de 15 mil anos, o Ursus spelaeus é uma espécie pré-histórica que viveu na Eurásia. A descoberta foi possível com o derretimento do permafrost — camada grossa de solo congelado, típico da região do Ártico — e a ajuda de pastores de renas nas ilhas Lyakhovsky, no extremo norte da Rússia.

Nos últimos anos, com o aquecimento global, corpos de mamutes, rinocerontes lanosos, potros da Idade do Gelo e de vários filhotes de leão-das-cavernas tem sido encontrados preservados pelo gelo na Sibéria.