Mais Lidas

'Um trabalho árduo e diário'

Moradora da Vila Cruzeiro, Claudia cria página para dar informações aos vizinhos

Claudia Sacramento Mathias criou a página do Facebook 'Vila Cruzeiro-RJ'
Claudia Sacramento Mathias criou a página do Facebook 'Vila Cruzeiro-RJ' -

A página do Facebook Vila Cruzeiro-RJ foi criada no ano de 2011 por mim, Claudia Sacramento Mathias. Negra, candomblecista e filha de uma empregada doméstica, tive paralisia infantil ainda bebê e ando com dificuldade. Hoje recebo um benefício do governo, mas só descobri que tinha direito há poucos anos. Faltava informação sobre os direitos mais básicos. Isso me motivou a ajudar, buscando e levando informações a todos, e ajudando àqueles que me procuram, com doações de alimentação a remédios .

Um trabalho árduo e diário que me faz ficar acordada até a madrugada dependendo da situação que a comunidade estiver ou do caso que me proponho a ajudar. Não se tem números exatos de quantas pessoas já ajudei ou de quantos foram ajudados pelas informações e serviços que presto. O caso do bebê Arthur foi o que mais me emocionou. A mãe faleceu no parto e o pai precisou muito de ajuda. Foi só colocar na página que muita gente se mobilizou, e doaram coisas que dá para usar até os 10 anos dele.

A página se tornou referência no Complexo da Penha e hoje divulga notícias e informações não apenas da comunidade local, mas de âmbito nacional. Nunca recebi nenhuma ajuda financeira governamental. Meu trabalho é voluntário e legitimado pela comunidade.

A página hoje possui mais de 126 mil seguidores, 21 mil no Instagram, 11 mil no Twitter, 7 grupos lotados no WhatsApp e sou editora-chefe.

No ano de 2018, a Escola Bernardo de Vasconcelos me concedeu a medalha "Ser e Pertencer", honraria criada pela equipe gestora da unidade para homenagear personalidades e coletivos com trabalhos relevantes, significativos, impactantes e legitimados pela comunidade local. Em 2019, fui mais uma vez homenageada na escola, dessa vez com o Laboratório de Informática, que havia sido reformado, recebendo o meu nome.

Comentários