Mais Lidas

'Lembro de muitas coisas bacanas que vivi lá'

Xande de Pilares faz show no Turano e fala de sua infância no morro da Zona Norte

Xande de Pilares
Xande de Pilares -

Nascido no Morro do Turano, na Zona Norte, Xande de Pilares relata várias histórias suas na comunidade, com uma emoção que dá para ser transmitida pela voz. Quando menino, o cantor lembra que após carregar água na latinha de 05, aquelas de tinta sintética, sempre sobrava uma para batucar. Ou até mesmo de bater na lata de 20, a de galão de tinta, em que amarrava um barbante na lata e ficava batucando. Suas primeiras notas musicais saíram dali. Hoje, com um cavaquinho e uma banda, o sambista leva todo o talento, ritmo e sucessos para a sua comunidade do coração, e apresenta a live Xande no Morro, na laje de um dos integrantes da sua família. A transmissão ao vivo será transmitida no seu canal oficial do YouTube, a partir das 14h. 

"Essa live vai ser autobiográfica. Vou contar um pouco da minha história, musicalmente falando, naquele local onde eu nasci, onde as pessoas que me influenciaram ainda se encontram, as músicas que escutei, os sonhos que tive. Eu já vinha há muito tempo namorando a vontade de fazer alguma coisa lá e a oportunidade é essa", comenta Xande, que continua: "Vai ser bem emocionante levar alegria para essas pessoas, num momento que, não adianta a gente disfarçar, está difícil pra todo mundo. Então, a música ainda é um ponto positivo, é uma forma de energia boa".

O sambista fala com carinho sobre o Turano. "Nasci na maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão. Minha mãe teve um problema no seio, ficou por lá, e eu subi o morro já. Meu umbigo está enterrado lá em cima. Tive uma mãe de leite, porque minha mãe ficou ausente por uns tempos. E eu lembro de muitas coisas bacanas que eu vivi lá em cima. De qualquer lugar da minha cidade, eu consigo ver o morro que eu morei, porque tenho uma história muito especial com ele. Voltar lá, eu sempre faço questão. Porque voltar ao lugar de origem, pra mim, é pra que a gente não viaje na maionese. Porque a gente sabe que a vida artística é uma roda gigante. Então, você saber do seu ponto de partida, como que me comportava quando morava lá. Sempre, quando tenho uma folguinha, estou ali pela Tijuca. Sou um Tijucano de carteirinha." 

Pai de dois filhos, chamados Alexandre, Xande conta que não vai conseguir comemorar o Dia dos Pais com eles, devido à live e também à pandemia do novo coronavírus. "Vou fazer uma live, lugar onde as pessoas não poderão ficar, porque a gente tem que evitar aglomeração. Família dentro de casa, essa é a realidade. Eu já tive Covid, peguei no primeiro dia de pandemia. Mas não estou livre de pegar novamente. Mas a festa é pra quem está em casa. Dia dos Pais é todo dia. É lembrar do pai, do avô, do filho, mas nesse dia tenho que trabalhar."

 

Xande de Pilares Washington Possato/ Divulgação
Xande de Pilares Washington Possato/ Divulgação
Xande de Pilares Washington Possato/ Divulgação
Zeca Pagodinho Washington Possato/ Divulgação
Rodrigo Hilbert Thiago Duran/ divulgação
Ferrugem está envolvido em mais uma polêmica

Comentários