Mais Lidas

Novelas batizam nomes de favelas cariocas

Telenovela da sete exibida em 1996 deu nome a uma favela do Complexo da Maré; em Costa Barros, novela estrelada por Thiago Lacerda tem o mesmo nome de uma localidade

Salsa e Merengue
Salsa e Merengue -
"E na hora em que a televisão brasileira/Distrai toda a gente com a sua novela". A letra do samba 'Zé do Caroço', da Leci Brandão, permanece verdadeira: as novelas ainda são assunto nas esquinas das comunidades. Tanto é que algumas delas foram batizadas com nomes de grandes sucessos da dramaturgia. Caso da novela global das sete 'Salsa E Merengue', exibida entre 1996 e 1997, que batizou uma favela localizada no Complexo da Maré. "O Salsa e Merengue foi um conjunto construído pela Prefeitura e que recebeu gente de vários lugares, mas principalmente pessoas que vieram da Maré por conta das enchentes. Você teve uma enchente muito violenta, então essas pessoas da região de Manguinhos perderam tudo, ficaram desabrigadas e foram alocadas ali. E, assim, a favela cresceu", explica Antônio Carlos Pinto Vieira, pesquisador e diretor do Museu da Maré. 
No próprio Complexo da Maré, há uma localidade de ocupação recente chamada 'Portelinha', que, de acordo com Antônio Carlos, foi batizada assim por conta da novela das oito Duas Caras (2007), na qual Juvenal Antena, personagem intepretado por Antônio Fagundes, era líder comunitário da favela 'Portelinha'.
Em Costa Barros, Zona Norte do Rio, a novela das oito estrelada por Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio, 'Terra Nostra' (2000), coincindiu com a expansão da localidade Terra Nostra, no Complexo da Pedreira.

Comentários