Mais Lidas

Tudo pelo sorriso da molecada do Vidigal

Rodrigo Lima organiza festa do Dia das Crianças com a ajuda de comerciantes

Rodrigo Lima
Rodrigo Lima -

Meu nome é Rodrigo Lima, mais conhecido como Digão. Sou morador do Morro do Vidigal há 32 anos, desde que nasci. Quando criança, nunca tive a presença do poder público, nem muitas oportunidades de ser criança. Tendo poucas confraternizações com os coleguinhas. Sempre fui aquele com poucas condições financeiras, nunca tive o melhor brinquedo, mas, em meio a tanta dificuldade, nunca perdi a fé. Sempre no corre. Ainda moleque, trabalhei como cobrador de Kombi e de boleiro para ajudar na renda. Gosto de me sentir independente. Já aos 18 anos, entrei para o exército. Minha escola da vida.

Sempre que recebia meu salário fazia piqueniques e passeios para o pessoal da comunidade. E foi há seis anos, num desses momentos, que percebi a importância do Dia das Crianças para a garotada da favela. Decidi, então, que não iria deixar passar em branco aquela data, assim como aconteceu diversas vezes na minha infância. Tentando criar uma realidade diferente para as novas gerações da comunidade, botei a cara para criar uma grande festa. Sempre contando com a ajuda dos amigos. Fui em comerciantes, sempre sendo transparente. A primeira festa foi numa quadra de futebol. Foi tão de verdade, tão gratificante, que, a partir da segunda comemoração em diante, precisamos usar uma Vila Olímpica. As crianças ficam falando da festa por semanas. Meu maior orgulho é fazer tudo para o nosso povo. Isso, pra mim, é comunidade.

Neste ano, a sexta festa, que acontece hoje, será mais tranquila, um pouco diferente, mas cheia de alegria. Com as prevenções de álcool em gel e máscara de higiene devido à pandemia do novo coronavírus, teremos pessoas com a função de higienização das mão dos pais e das crianças. Além, de oficinas que ensinam a lavar as mão, oficina de leitura, cortes de cabelo e muitos sorrisos.  

Aqui, na comunidade, a maioria dos moradores, 80% deles, conhece a minha história. Os outros 20% estão pesquisando (risos). Não faço parte de ONG nem da política. Sou nascido e criado entre becos e vielas do Vidigal. Hoje sou pai de Dominique Lima, uma linda menina de 11 anos, e conhecido por todos como Digão.

Comentários